Você está visualizando atualmente Como o Social Media pode escolher o nicho de atuação?

O Social Media que escolhe um nicho de atuação costuma se dar super bem! Afinal, terá maior facilidade com o tema e poderá se tornar uma referência naquela área como produtor de conteúdo.

Mas é claro que isso não é uma regra, mas sim uma sugestão para quem deseja se destacar no mercado. Ser muito generalista às vezes pode ser um problema, já que exigirá uma curva de aprendizado maior para se produzir bons conteúdos.

Em contrapartida, quando se escolhe um ou mais nichos, essa curva pode ser mais curta, sem contar que em alguns casos o Social Media já atua ou estudou naquela área, tornando-se muito mais fácil produzir conteúdo sobre o tema.

Para explicar mais sobre nicho de atuação para Social Media, e suas vantagens, preparamos o artigo logo abaixo. Confira!

Perfilamento do Cliente

Antes de se falar em nicho de atuação, o Social Media precisa compreender qual perfil de cliente ele deseja atender. 

Chamamos isso de perfilamento, e é importante para quem está se posicionando no mercado como Social Media. É saber qual nicho de mercado você quer atender.

Como exemplo podemos usar o caso de uma advogada que resolve trabalhar como Social Media, e que vai atender escritórios de advocacia. 

Ela vai atender este nicho, no qual ela já tem conhecimento sobre o tema, e não uma área que ela não sabe nada, como fisioterapia ou odontologia, por exemplo.

Isso é fundamental para que o Social Media siga para formatar seu serviço e definir por qual valor e para quem venderá sua estratégia.

Com base no Perfilamento, ela também vai definir quem serão seus clientes e que terão condições de pagar pela sua estratégia. 

Ou seja, ao invés de oferecer para todos, o Social Media já saberá exatamente quais empresas ou profissionais teriam condições de pagar pelo valor da sua estratégia, dentro do nicho de atuação que escolheu.

Tenha clareza

No processo de Perfilamento de Cliente, você também precisa ter clareza sobre o que te faz feliz. Isso também é importante para o Social Media.

Ao fazer o que gosta, atender um nicho com maior afinidade, ele conseguirá entregar um trabalho ainda melhor. 

Não adianta querer entrar em uma área que não lhe motiva, que você faz as coisas numa obrigação terrível, e cujo nível de qualidade vai lá embaixo. Isso inclusive pode ser ruim  para sua reputação como Social Media.

Tenha clareza na hora de escolher seus clientes por meio de um Perfilamento, de acordo com seus objetivos pessoais e profissionais.

Por exemplo, aqui na Like hoje somos especialistas na área da saúde, e por isso podemos dizer que hoje esse é um dos nossos nichos.

Por que você precisa escolher seu nicho?

Você pode se perguntar: por que precisa escolher nichos? Isso porque agora os setores procuram serviços especializados. As técnicas que podem funcionar para uma empresa podem não funcionar para outra. 

Assim, cada vez mais os clientes buscam Social Media que tenha conhecimento no nicho em que atuam.

Por exemplo, enquanto as estratégias de marketing digital exigidas pelo setor de saúde são muito mais regulamentadas, outras áreas são muito mais práticas e genéricas.

Em vez de tentar ser bom em tudo, é muito melhor se especializar em alguns setores. Assim você ganha uma participação significativa de mercado neles, em vez de deter uma pequena participação de mercado em um grande bolo.

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Vá no seu tempo

O que precisa ficar claro é que o Social Media não precisa parar tudo o que está fazendo e escolher um nicho de atuação da noite para o dia.

Na verdade o ideal é ele conhecer algumas áreas, experimentá-las se tiver a oportunidade, e então definir se realmente é aquele nicho que desejará atender.

É preciso também estar atento à demanda de trabalho. Às vezes, escolher um nicho apenas porque gosta muito da área não é muito recomendado não. Por exemplo, alguém pode amar escrever sobre Fórmula 1, mas será que conseguirá clientes para escrever sobre o tema?

Por isso, é importante que no processo de definição do nicho de atuação, o Social Media também observe qual a demanda do mercado, número de empresas ou profissionais, e como eles usam as redes sociais.

Assim, você pode escolher um nicho de atuação com a certeza que encontrará clientes. Além disso, você não precisa estar preso a um único nicho: você pode atuar em dois, três, cinco. Mas também não abra demais o leque, senão acabará sobrecarregado.

Estude muito!

E ao escolher o nicho, se especialize nele. Leia tudo o que encontrar sobre o tema, pesquise, se aprofunde e mostre todo o seu diferencial ao cliente.

Assim, quando esse  cliente for recomendar alguém para algum amigo da mesma área, pode ter certeza que seu nome estará em primeiro lugar.

E aí? Conseguiu compreender como o Social Media pode escolher seu nicho de atuação? Então confira também o vídeo sobre o tema que a Rejane Toigo também preparou sobre esse assunto! É só dar o play abaixo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.