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A melhor forma de conseguir melhores resultados é otimizar campanhas de marketing digital. Ou seja, não basta apenas criá-la e colocá-la em prática. É preciso que ela seja aperfeiçoada constantemente.

Isso é necessário devido ao efeito de mudança diária que o marketing digital passa. Hoje sua campanha pode atingir determinado objetivo, que amanhã pode ser completamente diferente.

Por isso, otimizar campanhas de marketing digital deve ser um trabalho constante, e seguindo as dicas que compartilhamos abaixo. Confira!

1. Defina metas e objetivos

Quais são as metas e objetivos principais da sua estratégia digital? Você quer mais conversões? Quer ver um aumento no engajamento nas redes sociais? Ou talvez você queira entrar nos cinco principais resultados do Google?

Os quatro objetivos comuns que a Like considera mais importantes no momento são melhorar o reconhecimento da marca, o engajamento, as conversões e a geração de leads.

Vamos começar com o reconhecimento da marca – a razão pela qual isso é o número 1 em nossa lista é porque você deseja que as pessoas saibam sobre sua marca e sobre o que é seu negócio ou solução. 

O reconhecimento da marca incentiva a repetição de compras e leva a um aumento nas vendas, bem como ao boca a boca positivo.

O envolvimento é importante porque quanto mais interesse você vê do seu público-alvo, mais as pessoas investem em sua marca. A maioria não quer clientes ocasionais e prefere clientes recorrentes que se tornam parte de sua comunidade. 

Além disso, as empresas que se concentram em construir seu engajamento de rede social geralmente se beneficiam de melhor alcance de marketing, ROI e maior reconhecimento da marca, o que atrai mais clientes em potencial.

Gere leads

Se você está vendendo um produto ou serviço, você não pode ignorar a geração de leads. A fórmula é simples: quanto mais tráfego qualificado você tiver, mais chances você terá de conseguir leads, quanto mais leads você tiver, maiores serão suas taxas de conversão.

As conversões são uma das partes mais importantes da sua estratégia de marketing. A conversão engloba o processo de transformar o tráfego em oportunidades prontas para vendas que estão entrando no seu pipeline de compradores. 

Depois de obter tráfego qualificado, trata-se de garantir que esses leads sejam convertidos. Você faz isso criando uma experiência do cliente altamente otimizada em seu site ou página de captura. 

Certifique-se de que eles tenham acesso a todos os tipos de informações que possam estar procurando e certifique-se de que sejam facilmente acessíveis para ajudá-los a converter.

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2. Crie personas do cliente ideal

O público-alvo e a persona são muitas vezes confundidos. Seu público-alvo é um grupo de consumidores para os quais seus produtos e serviços serão comercializados. 

Uma persona é mais restrita. É uma representação fictícia do seu cliente ideal. Crie uma persona para sua marca e descreva essa pessoa em detalhes. 

O que essa pessoa faz da vida? Qual é a sua renda anual, status familiar, idade, gostos e desgostos? Qual é o tipo de personalidade deles? Como é o dia típico deles no trabalho, em casa? Como eles usam a internet e as plataformas de mídia social?

Ao criar uma persona de cliente, você deve considerar os dados demográficos e os comportamentos online específicos de seus clientes.

Se você possui uma clínica médica, terá uma persona de tipo específico. Em contrapartida, se você administra uma empresa, sua persona será diferente. Uma persona ajudará você a definir seu público-alvo.

3. Pesquisa de concorrentes

Conheça seus concorrentes e seus esforços de marketing digital. A pesquisa de concorrentes ajuda você a entender por que os clientes optam por comprar de você ou de seus concorrentes. 

Também esclarece como sua concorrência está comercializando seus produtos. Com o tempo, isso ajuda você a melhorar seus próprios esforços de marketing e seus negócios como um todo.

Mas o objetivo é procurar coisas que sua concorrência está fazendo certo e errado, que você possa usar para melhorar a experiência do cliente.

4. Otimização de mecanismos de pesquisa

Search Engine Optimization (SEO) é crucial para todos os negócios. Motores de busca, como o Google, têm milhões de usuários por dia que procuram respostas para suas dúvidas e problemas.

Se você tem um site, blog ou página de captura, o SEO pode ajudá-lo a obter tráfego orgânico dos mecanismos de pesquisa. 

Além disso, a maioria dos usuários de mecanismos de pesquisa clica nas primeiras posições das SERPs (páginas de resultados do mecanismo de pesquisa). Portanto, você deseja que seu site esteja na primeira página, para que você possa atrair seus clientes em potencial para seu site, em vez de seus concorrentes.

Além disso, também recomendamos a pesquisa de palavras-chave. Ao usar ferramentas eficazes de pesquisa de palavras-chave, você pode ter uma classificação mais alta nos mecanismos de pesquisa para determinados tópicos.

Isso o ajudará a direcionar mais tráfego para seu site e promover seus produtos ou serviços.

5. Redes Sociais

Ao escolher os canais de rede social, você deve escolher as plataformas que mais ressoam com seu público-alvo. As opções populares incluem Instagram, Facebook, LinkedIn e TikTok. 

Mas, isso não significa que eles são todos adequados para você ou seu cliente. O marketing nas redes sociais pode ajudar a construir uma estratégia de marketing digital muito forte, se feito corretamente.

Recomendamos que todos aproveitem as plataformas sociais certas. Eles permitem que você se conecte com seu cliente, crie reconhecimento geral da marca e, claro, com o objetivo final de aumentar seus leads e vendas. 

Ter perfis de rede social é uma coisa, mas é importante garantir que eles sejam otimizados adequadamente e atualizados constantemente. 

Tudo, desde a criação de conteúdo até o crescimento de seguidores e gerenciamento de reputação, é crucial. É importante se envolver com seu público e trabalhar para criar um público maior, o que ajudará a conquistar mais clientes ao longo do tempo. 

Além disso, ao usar a rede social como um negócio, você precisará manter seus clientes atualizados com atualizações, respondendo a comentários, compartilhando postagens, fazendo Reels, publicando stories, e muito mais. 

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Agora é hora de otimizar campanhas de marketing digital

Gostou das dicas? São úteis para você? Então não perca mais um segundo sequer e comece a otimizar campanhas de marketing digital. Você verá novos resultados em curto espaço de tempo.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.