You are currently viewing Como usar os stories de forma estratégica?

Não é nenhum segredo que o stories do Instagram é um grande negócio. Com mais de 500 milhões de stories publicados diariamente, eles estão entre os recursos mais populares da plataforma.

Isso porque a natureza amigável das histórias as torna tão viciantes para seus seguidores. Não à toa, o próprio Meta já levou os stories para o Facebook, e outras plataformas estão seguindo a mesma tendência.

E para os criadores de conteúdo, os stories são uma oportunidade fácil de publicar conteúdo envolvente que oferece total liberdade criativa.

No artigo abaixo, explicamos melhor como usar os stories de forma estratégia na sua produção de conteúdo, e com isso melhorar seus resultados nas redes sociais. Siga a leitura e confira!

Afinal, o que são stories?

Primeiras coisas primeiro: vamos detalhar como os stories funcionam. Eles são um feed de fotos (ou vídeos) que desaparecem do seu perfil após 24 horas. O conteúdo do seu stories é separado do seu feed tradicional.

Por exemplo, os stories funcionam como uma espécie de apresentação de slides, com cada foto ou vídeo carregado no seu feed representando um novo slide. 

As fotos se apresentam por sete segundos por padrão, enquanto os vídeos podem ter até quinze segundos.

Sempre que você publica uma nova história, um anel colorido  aparece ao redor da sua foto de perfil. A saber, isso sinaliza para seus seguidores que você tem conteúdo novo para conferir.

Além disso, de acordo com o algorítimo do Instagram, os stories de quem você segue são exibidos na parte superior do aplicativo.

Leia também::: Qual a melhor técnica de venda na internet?

Que conteúdo você deve compartilhar?

Essa é, claro, a primeira pergunta que todo mundo tem sobre as mídias sociais: sobre o que diabos eu deveria falar nas redes sociais?

Mas você pode estar pensando em como criar conteúdo para o Instagram que as pessoas realmente querem se envolver. 

Criar conteúdo consistente de alta qualidade não é fácil, é por isso que por meio de uma estratégia de conteúdo definimos linhas editoriais e, com base nela, você pode ter milhões de ideias de stories. 

Por exemplo, categorizar seu conteúdo, como seus stories do Instagram, é identificar os principais componentes da mensagem que você deseja transmitir, seja própria ou de seus clientes. 

  • Por quais tópicos quer ser conhecido?
  • Qual é a sua especialidade?
  • O que você quer que seu público sinta, pense, aprenda e faça quando consumir seu conteúdo?

Ou seja, se você está com dificuldades para ter algumas ideias para categorias de conteúdo, recomendamos consultar quatro objetivos do marketing de conteúdo.

  • Educar – Compartilhe sua experiência e conhecimento.
  • Entreter – Compartilhe conteúdo que seu público irá gostar. Isso demonstrará que você os entende por quem eles são como pessoas, não apenas como clientes em potencial.
  • Envolver – A mídia social tem tudo a ver com interações! Você deve fazer perguntas, conversar e incentivar seu público a compartilhar seus pensamentos.
  • Inspirar – Inspire as pessoas a agir, pensar maior ou se esforçar mais.

Categorias

Aqui estão algumas categorias diferentes para o seu modelo de planejador stories que usamos no passado:

  • Dicas de mídia social (educar)
  • Enquetes (Envolver)
  • Citações de empreendedores (Inspirar)
  • Cenas dos bastidores (Entreter)
  • Ideias de conteúdo (Educar)
  • Testes (Engajar)
  • Destaques do cliente (Inspirar)
  • Memes (Entreter)

Ao pensar no que você quer postar, você também deve considerar a natureza das histórias. Mas ao contrário das postagens no feed principal, que podem ser uma foto, os stories são projetadas para serem uma sequência.

Por que criar stories do Instagram?

Dessa forma, no mundo do marketing digital, e especialmente no mundo do Instagram, o stories é um lugar importante para você ou seus clientes aparecerem. 

Entre todas as plataformas sociais, o Instagram é onde as pessoas mais se envolvem. 

Em outras palavras, quando você cria algum conteúdo, você tem a oportunidade de iniciar uma conversa com um cliente ou cliente em potencial 20% das vezes. Você nem precisa fazer nenhuma venda. Para um empresário ou Social Media, essa oportunidade de diálogo é uma grande vitória.

Além disso, desde o lançamento do stories, os usuários passam mais tempo no Instagram e se concentram mais nos stories do que no feed.

Embora as redes sociais não forneçam aos usuários os detalhes sobre como seus algoritmos funcionam, o Instagram recentemente desmistificou o algoritmo porque muitos usuários recentemente expressaram sua antipatia por ele. 

O Instagram diz que o algoritmo cria uma experiência única para cada usuário.

O algoritmo do Instagram analisa alguns fatores-chave para determinar quando você recebe conteúdo. 

Muito do que você vê, por exemplo, depende da maneira como você se envolve com um conteúdo específico. Por isso, quanto tempo você gasta no aplicativo também influencia o conteúdo que você vê.

Leia também::: Como aplicar neuromarketing no digital?

Use em suas estratégias

Com milhões de pessoas acessando os stories do Instagram todos os dias, é fundamental que você use essa ferramenta se quiser se destacar como Social Media.

E mesmo na conta dos seus clientes, aproveite o espaço para criar uma maior interação com sua audiência, seja respondendo perguntas, falando de lançamentos, ou então humanizando seu perfil.

Por fim, espero que tenham compreendido o que é o stories do Instagram e como usá-lo de forma estratégia. E para saber criar stories incríveis, clique no botão abaixo e se inscreva no curso “Criadores de Conteúdo”.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.