Há duas grandes modalidades de venda de um curso on-line que causam dúvidas: lançamento ou perpétuo. E na hora de oferecer um novo curso, é comum não saber qual escolher.
O que precisamos deixar claro desde já é que ambas modalidades funcionam super bem, desde que tenham uma estratégia bem elaborada de divulgação por trás.
E vale lembrar que o mercado de cursos on-line vive um momento fantástico. Por isso, esta pode ser sua grande oportunidade de ter uma renda extra, ou então tornar seu curso on-line sua principal forma de ganhar dinheiro.
Mas para tirar as dúvidas sobre as diferenças entre o lançamento e o perpétuo, confira o artigo que preparamos abaixo!
As diferenças
Quem pretende vender um curso on-line já deve ter se deparado por termos como lançamento e perpétuo. E certamente ficou em dúvida sobre o que é cada um.
O funil perpétuo é aquele em que você lança um curso on-line e ele ficará sempre com matrículas abertas. Isso permite que ele possa ser comprado a qualquer momento pelos interessados.
Desta forma, seu curso estará disponível 365 dias por ano, e torna-se uma fonte de renda “perpétua” para o produtor do curso.
Já no caso do lançamento são cursos que contam com períodos curtos de matrículas abertas, o popular “abre e fecha carrinho”.
Para isso, é feito um lançamento que visa atrair o máximo de leads para sua página de vendas, com o objetivo que se tornem compradores.
Em geral, com os lançamentos é possível ter um maior volume de recursos em um curto espaço de tempo.
Leia também:::: 5 pilares de um curso on-line de sucesso
Qual é melhor?
A resposta depende dos seus objetivos. Qualquer uma dessas metodologias vai colocar dinheiro no seu bolso.
A grande diferença é a estratégia que você usará, considerando que ambas são diferentes, inclusive em relação ao tráfego.
É preciso considerar ainda que alguns cursos funcionam melhor com o carrinho aberto, enquanto outros terão melhor resultado com o perpétuo. E tudo isso precisa ser analisado no momento em que se cria o curso.
Estratégia de lançamento
Pense em uma estratégia de lançamento como dois lados de uma moeda: o lado da educação e o lado da venda.
Ou seja, nenhum pode funcionar sem o outro, e todo criador precisa prestar atenção a ambos ao lançar um curso on-line.
Na fase de educação, você estará essencialmente aquecendo sua lista. Você está se familiarizando com o público e os familiarizando com o produto e os pontos problemáticos que ele resolve.
Mas aqui, o objetivo é gerar demanda para o que você está ensinando, educando, criando uma compreensão do produto, aumentando a necessidade do benefício e construindo confiança por meio de conteúdo de alta qualidade.
E ela vai acontecer por meio de postagens em suas redes sociais e também no seu blog, em lives, e-mail marketing e outras abordagens do marketing digital.
Quando sentir que está pronto para lançar seu curso on-line, é hora de colocar ele no mercado. Aí, conforme a modalidade escolhida, você vai elaborar sua campanha de tráfego para atingir seu público-alvo.
Por exemplo, se é uma ação de lançamento, seu tráfego deve ser muito mais agressivo e concentrado, procurando atrair o máximo de pessoas para o período em que o carrinho estará aberto.
Já se for no modelo perpétuo, a estratégia de tráfego será diferente, mais espaçada e menos agressiva, já que a qualquer momento será possível fazer a compra.
Saiba como escolher a melhor opção
Como você viu, as duas opções são bastante interessantes para quem deseja lançar um curso on-line. E a escolha precisa ser muito bem planejada antes de disponibilizar seu curso.
Mas se ainda sente-se inseguro em decidir entre lançamento ou perpétuo, temos uma boa notícia para você!
Entre os dias 17 de 20 de janeiro de 2022 acontece a Oficina do Curso On-line com Rejane Toigo. Serão quatro aulas totalmente ao vivo e gratuitas, com início sempre às 20h30.
Desse modo, ao longo da oficina será possível conhecer mais sobre os cursos on-line, como criá-los, como estabelecer uma estrutura pedagógica, decidir entre o lançamento ou perpétuo, e muito mais!
Portanto, para garantir sua vaga, clique no botão abaixo! Com a Oficina de Curso On-line, você tomará a melhor decisão entre lançamento ou perpétuo!