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Há duas grandes modalidades de venda de um curso on-line que causam dúvidas: lançamento ou perpétuo. E na hora de oferecer um novo curso, é comum não saber qual escolher.

O que precisamos deixar claro desde já é que ambas modalidades funcionam super bem, desde que tenham uma estratégia bem elaborada de divulgação por trás.

E vale lembrar que o mercado de cursos on-line vive um momento fantástico. Por isso, esta pode ser sua grande oportunidade de ter uma renda extra, ou então tornar seu curso on-line sua principal forma de ganhar dinheiro.

Mas para tirar as dúvidas sobre as diferenças entre o lançamento e o perpétuo, confira o artigo que preparamos abaixo!

As diferenças

Quem pretende vender um curso on-line já deve ter se deparado por termos como lançamento e perpétuo. E certamente ficou em dúvida sobre o que é cada um.

O funil perpétuo é aquele em que você lança um curso on-line e ele ficará sempre com matrículas abertas. Isso permite que ele possa ser comprado a qualquer momento pelos interessados.

Desta forma, seu curso estará disponível 365 dias por ano, e torna-se uma fonte de renda “perpétua” para o produtor do curso.

Já no caso do lançamento são cursos que contam com períodos curtos de matrículas abertas, o popular “abre e fecha carrinho”.

Para isso, é feito um lançamento que visa atrair o máximo de leads para sua página de vendas, com o objetivo que se tornem compradores. 

Em geral, com os lançamentos é possível ter um maior volume de recursos em um curto espaço de tempo.

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Qual é melhor?

A resposta depende dos seus objetivos. Qualquer uma dessas metodologias vai colocar dinheiro no seu bolso.

A grande diferença é a estratégia que você usará, considerando que ambas são diferentes, inclusive em relação ao tráfego.

É preciso considerar ainda que alguns cursos funcionam melhor com o carrinho aberto, enquanto outros terão melhor resultado com o perpétuo. E tudo isso precisa ser analisado no momento em que se cria o curso.

Estratégia de lançamento

Pense em uma estratégia de lançamento como dois lados de uma moeda:  o lado da educação e o lado da venda. 

Ou seja, nenhum pode funcionar sem o outro, e todo criador precisa prestar atenção a ambos ao lançar um curso on-line.

Na  fase de educação, você estará essencialmente aquecendo sua lista. Você está se familiarizando com o público e os familiarizando com o produto e os pontos problemáticos que ele resolve.

Mas aqui, o objetivo é gerar demanda para o que você está ensinando, educando, criando uma compreensão do produto, aumentando a necessidade do benefício e construindo confiança por meio de conteúdo de alta qualidade.

E ela vai acontecer por meio de postagens em suas redes sociais e também no seu blog, em lives, e-mail marketing e outras abordagens do marketing digital.

Quando sentir que está pronto para lançar seu curso on-line, é hora de colocar ele no mercado. Aí, conforme a modalidade escolhida, você vai elaborar sua campanha de tráfego para atingir seu público-alvo.

Por exemplo, se é uma ação de lançamento, seu tráfego deve ser muito mais agressivo e concentrado, procurando atrair o máximo de pessoas para o período em que o carrinho estará aberto.

Já se for no modelo perpétuo, a estratégia de tráfego será diferente, mais espaçada e menos agressiva, já que a qualquer momento será possível fazer a compra.

Saiba como escolher a melhor opção

Como você viu, as duas opções são bastante interessantes para quem deseja lançar um curso on-line. E a escolha precisa ser muito bem planejada antes de disponibilizar seu curso.

Mas se ainda sente-se inseguro em decidir entre lançamento ou perpétuo, temos uma boa notícia para você!

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Desse modo, ao longo da oficina será possível conhecer mais sobre os cursos on-line, como criá-los, como estabelecer uma estrutura pedagógica, decidir entre o lançamento ou perpétuo, e muito mais!

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.