You are currently viewing Como adquirir o hábito da leitura?

Ler é tudo de bom! E para quem trabalha com a produção de conteúdo, a leitura é mais que um prazer, é uma obrigação.

Quando lemos, conhecemos sobre novos temas ao mesmo tempo que exercitamos nossa capacidade de escrever.

Sim, para quem escreve, é essencial que também leia. E por isso, quem atua na produção de conteúdo deve ter esse hábito da leitura.

Para lhe ajudar a criar esse hábito, preparamos algumas dicas abaixo que poderão lhe ajudar nesse processo. Vamos conferir??

Leia 10 páginas por dia

Em primeiro lugar, para desenvolver o hábito de leitura você precisa ler todos os dias. Parece simples, mas poucos o fazem. Para ler mais livros, a leitura de livros deve se tornar uma prioridade.

A maioria de nós é paga para usar nosso cérebro, nosso conhecimento. Por exemplo, ler livros fornece o melhor ROI do seu tempo para atualizar seu cérebro.

Dessa forma, um truque simples para iniciar o hábito da leitura é ler apenas 10 páginas por dia (cerca de 30 minutos para o leitor médio). 

Este é o valor mínimo, não o máximo. Após 10 páginas, você pode continuar lendo ou fazer outra coisa. 

Parece simples?

É bastante simples de começar e fácil de rastrear. O objetivo deste hack é tornar a leitura um hábito profundamente arraigado. Com o tempo, a leitura não parecerá algo que você faz, mas sim algo que você é.

Leia também::: Quanto ganha um criador de conteúdo digital?

Leia ao mesmo tempo todos os dias

Para tornar mais fácil a manutenção de um novo hábito, você deve fazê-lo no mesmo horário todos os dias. Ler não é diferente.

Vá em frente e escolha um horário para ler todos os dias. Pode ser pela manhã, pode ser ao meio-dia, pode ser antes de dormir. É você que deve definir isso.

Facilite sua vida colocando livros na mesa de cabeceira. Eles se tornam a primeira coisa que você vê ao acordar e a última antes de dormir.

Introduzir a leitura em uma rotina já estabelecida

Outra ótima maneira de desenvolver o hábito de leitura é torná-la o padrão em rotinas já estabelecidas. Tudo que você precisa fazer é trocar um hábito pelo hábito de ler.

Por exemplo: ao ir ao banheiro, ao invés de levar o celular, leve um livro. Lentamente, você começa a ler cada vez que ia ao banheiro. 

Outras maneiras de usar essa estratégia:

  • Leia enquanto se desloca para o trabalho, se estiver de carona, claro!
  • Pegue um livro durante uma refeição que você faz sozinho
  • Em vez de assistir à TV quando chegar em casa, sente-se em frente à TV e leia

Adote a leitura como padrão para o tédio

Você está esperando o ônibus, o metrô, ou o Uber e ele chegará em 5 minutos. O que você faz? Se você for como a maioria das pessoas, você pega o telefone e começa a rolar a tela e jogar.

Por exemplo, para desenvolver o hábito de ler mais rápido, torne-o seu novo padrão de tédio. Esperando na fila do correio? Leitura. Precisa esperar o ônibus? Leitura. Esperando uma consulta médica? Leitura. Aproveite cada chance que você tem. 

Sempre carregue um livro , aonde quer que vá.

Se você tiver que esperar por algo, basta pegar o livro e começar a ler. Mas se carregar um livro é muito incômodo para você, obtenha o aplicativo Kindle no seu telefone. 

Leia também::: A diferença entre se inspirar e plagiar

Quando mais ler, mais vai querer ler

E aí? Gostou das dicas? Usando elas no seu dia a dia você já começará a atingir as 10 páginas diárias, ou muito mais.

Além disso, quando mais você lê, mais vontade terá de seguir lendo. Portanto, isso é um dos hábitos mais saudáveis que existem, e como já dissemos, essencial para quem atua na produção de conteúdo.

Espero que tenha gostado do artigo sobre como adquirir o hábito da leitura, e como ele é importante para quem trabalha com produção de conteúdo. E para mais dicas, confira o vídeo que a Rejane Toigo preparou sobre o tema no seu canal!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.