A leitura é fundamental para todo e qualquer profissional que quer se destacar no mercado. Por isso, compartilho uma lista com 8 livros para Social Media que quer ver sua carreira deslanchar!
Importante destacar que a lista não segue uma ordem de leitura, e você deve começar por aquele que melhor se identifica. Se puder ler todos, melhor ainda!
E confesso: amei cada um deles e eles proporcionaram um grande aprendizado para minha carreira. Por isso, confira abaixo uma lista com 8 livros para Social Media!
1. O Poder da Influência – Jonah Berger
Como usar o poder da influência para ter sucesso nos negócios? Pense em uma escolha que você fez recentemente.
Desde o que comer no almoço até uma decisão importante, como investir em determinada empresa na bolsa de valores ou mudar de emprego. O que o levou a tomar essa decisão?
Pode haver inúmeras razões envolvidas, mas todas têm a mesma direção: você. Suas preferências e seus gostos.
Sem que percebamos, o comportamento de outras pessoas tem enorme influência sobre nossas preferências e nossos gostos. Isso é influência social.
Não quer dizer que simplesmente repetimos hábitos alheios. Às vezes, o que nos guia é exatamente o oposto. Integrando pesquisa e experiência em negócios, psicologia e ciências sociais, este livro nos faz entender as influências sutis e invisíveis por trás de nossas
escolhas como indivíduos. E, assim, nos empodera.
Basicamente, é isso que trata este maravilhoso livro “O Poder da Influência: As forças invisíveis que moldam nosso comportamento”, de Jonah Berger
2. Contágio: por que as coisas pegam? – Jonah Berger
Neste livro, Jonah Berger trata os princípios para um marketing viral de sucesso! O que faz algo ser realmente um sucesso de público?
Se você respondeu propaganda, pense de novo. Hoje as pessoas não dão mais tanta importância para anúncios, elas escutam opiniões. Mas por que falamos mais sobre certos produtos e ideias do que outros?
Por que algumas histórias e boatos se espalham com mais facilidade? E o que faz um conteúdo online tornar-se viral?
Jonah Berger, professor de Marketing de Wharton, passou a última década respondendo essas perguntas. Neste livro, ele revela a ciência secreta por trás do viral e da transmissão social.
O autor apresenta seis princípios básicos que impelem todos os tipos de coisas a se tornarem contagiosas, de bens de consumo e iniciativas políticas a boatos no ambiente de trabalho e vídeos no YouTube.
3. Originais: Adam Grant
Em “Originais: Como os inconformistas mudam o mundo”, Adam Grant desmistifica muitas das crenças que existem em torno das mentes criativas.
Ele recorre a uma série de estudos e histórias reais envolvendo o mundo dos negócios, a política, os esportes e o universo do entretenimento para mostrar como qualquer pessoa pode aprimorar sua criatividade, tornar-se capaz de identificar e defender ideias verdadeiramente originais, combater o conformismo e romper com tradições obsoletas.
Você vai conhecer as técnicas bem-sucedidas aplicadas por profissionais que ousaram remar contra a maré e levar seus projetos adiante.
Grant demonstra como a originalidade pode ser impulsionada, indicando a melhor forma de se expressar sem ser silenciado, como conquistar aliados em ambientes improváveis, escolher o momento certo de agir e lidar com o medo e a insegurança.
Além disso, comenta como pais e professores podem estimular a criatividade nas crianças e o que os líderes podem fazer para estabelecer uma cultura que promova a divergência de opiniões.
4. Pré-suasão – Robert B. Cialdini
Do que uma pessoa precisa para se tornar um mestre na arte da per¬suasão? Segundo o psicólogo social Robert Cialdini e autor do livro “Pré-suasão: A influência começa antes mesmo da primeira palavra”, os melhores comunicadores sabem que o segredo da influência não está na mensagem em si, mas no momento-chave antes de a mensagem ser transmitida.
Autor de As armas da persuasão, referência mundial sobre o assunto, Cialdini apresenta agora o conceito de Pré-suasão. Por exemplo, com base em rigorosas pesquisas, ele mostra que a maneira mais fácil de convencer alguém a aceitar uma ideia é tirar proveito da janela de tempo anterior à sua apresentação — o momento privilegiado no qual o destinatário se torna mais receptivo à mudança.
Com as técnicas apresentadas pelo autor, qualquer pessoa pode criar um ambiente propício em que possa exercer influência. Ele ainda analisa uma série de exemplos, de campanhas de marketing on-line a mobilizações para o esforço de guerra, e chama a atenção para as consequências desastrosas do uso antiético dessas abordagens.
5. Blink – Malcolm Gladwell
Por que algumas pessoas são brilhantes ao tomar decisões e outras são incapazes de fazer a escolha certa? Por que algumas são bem-sucedidas ao seguir sua intuição enquanto outras se deixam levar por preconceitos e cometem grandes erros? Como nosso cérebro funciona no trabalho, na sala de aula, na cozinha e na cama?
Baseado em fundamentos científicos, Blink é um livro sobre como podemos julgar, decidir e fazer escolhas sem refletir muito a respeito. Por exemplo, para explicar o conceito, Malcolm Gladwell apresenta histórias impressionantes e revela que, para tomar uma grande decisão, não é necessário processar mais informações ou deliberar por mais tempo, e sim desenvolver a arte de filtrar, a partir de inúmeras variáveis, as poucas informações que realmente importam.
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6. Confissões de um publicitário – David Ogilvy
Nesta lista de livros para Social Media, David Ogilvy deixou nas páginas destas “Confissões de um Publicitário” um dos legados mais sólidos e permanentes para o ofício e para o negócio da comunicação e do marketing.
Com inteligência e ousadia, fazendo uso de sua experiência em variadas profissões, e, depois, a serviço de grandes marcas e na administração da agência que fundou, Ogilvy cria ― ou resgata ― os fundamentos para o sucesso na criação de grandes campanhas, na conquista e na manutenção de clientes, em ser um profissional vitorioso nos dois lados do balcão e em comandar uma agência rumo à liderança.
Ogilvy leva o leitor à intimidade do processo da criação de ideias, do desenvolvimento de pessoas, do respeito aos parceiros, aos adversários e ao consumidor.
Compartilha, abertamente, as “receitas”, sempre aplicáveis, que levaram algumas marcas a realizarem campanhas altamente eficazes com pequenas verbas ― por exemplo, a das camisas Hathaway ―, ou a se tornarem conceitos-ícones em suas categorias ― como a marca Dove ―, ou a aumentarem as vendas vertiginosamente ― como as campanhas de turismo dos Estados Unidos e da França.
7. Guia de Escrita – Steven Pinker
Por que há tantos textos ruins? O que se pode fazer para mudar essa realidade? É verdade que a língua está se deteriorando devido às mensagens eletrônicas e às redes sociais?
Neste livro divertido e instrutivo, Steven Pinker – linguista, cientista cognitivo, escritor e autor de vários best-sellers – repensa o manual de uso da língua, trazendo-o para o século XXI.
Em vez de lamentar a decadência do idioma, listar seus motivos de irritação preferidos ou reciclar regras que povoam os manuais de cem anos atrás, ele traz ideias da Linguística e das Ciências Cognitivas como auxílio no desafio de se construir uma prosa clara, coerente e elegante.
Por isso, o Guia de Escrita, em brilhante tradução e adaptação para o português do linguista Rodolfo Ilari, destina-se tanto àqueles que escrevem (e deveriam melhorar muito), como aos que ainda têm medo de escrever e têm curiosidade em saber como as ciências da mente podem esclarecer melhor o funcionamento da linguagem.
8. Ideias que Colam – Chip Heath e Dan Heath
Seja você CEO ou mãe em tempo integral, certamente tem ideias que precisa transmitir: um novo produto a ser lançado no mercado, uma estratégia que deseja vender para seu chefe, valores que está tentando incutir em seus filhos.
Mas é extremamente difícil transformar a forma de agir e pensar das pessoas. Neste livro, você aprenderá as seis qualidades essenciais de uma ideia que cola:
- Simplicidade: Como aproveitar a essência de uma ideia, sem transformá-la em algo sem sentido?
- Surpresa: Como você consegue atrair e manter a atenção das pessoas?
- Concretude: Como você ajuda as pessoas a compreender sua ideia e se lembrar dela muito tempo depois?
- Credibilidade: Como você leva as pessoas a acreditarem na sua ideia?
- Sentimentos: Como você leva as pessoas a se importarem com sua ideia?
- Relatos: Como você leva as pessoas a agir de acordo com suas ideias?
Livros para Social Media
E aí? Gostou da lista? Já escolheu por qual vai começar? Como disse, todos são ótimos e certamente vão fazer o Social Media atingir um novo patamar, seja na escrita, na linguagem utilizada ou no poder de persuasão.
Por fim, espero que tenha gostado da lista de livros para Social Media e, para se tornar um profissional de destaque no mercado, clique no botão abaixo e se inscreva no curso “Formação em Social Media”.