Entender o que é neuromarketing e aplicá-lo aos seus conteúdos e negócios pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Assim como fez para a Like Marketing e todos os clientes que atendemos.
Profissionalizar a gestão de redes sociais e a criação de conteúdos para atrair e encantar os clientes é cada vez mais importante no mundo digital.
Principalmente porque são muitas empresas disputando a atenção do público.
Enquanto a oferta de conteúdos só cresce, as pessoas continuam com apenas 24 horas nos seus dias e com os mesmos afazeres.
A atenção das pessoas está cada vez mais rara e escassa!
Se a sua comunicação não for certeira e tocar no ponto que mais interessa a sua persona, provavelmente você será apenas mais um. Saber o que é neuromarketing e aplicá-lo ao seu conteúdo ajuda você a reter deliciosamente a atenção da sua audiência.
Continue até o final para saber o que é neuromarketing e como usar no seu conteúdo.
Para entender o consumidor, é preciso entender o cérebro
Neuromarketing é a união entre os conhecimentos sobre neurociência aplicados ao marketing.
As descobertas sobre o cérebro humano são muito recentes, da segunda metade do século XX até os dias de hoje. Assim, o neuromarketing também é recente.
O neuromarketing apropria-se da premissa que o ser humano é movido por emoções. Toda decisão é emocional! Os motivos racionais vêm em seguida apenas para justificar essa tomada de decisão.
E por que isso acontece? Porque a nossa estrutura cerebral é exatamente a mesma do homem pré-histórico, de milhares de anos atrás. A camada mais racional, chamada de neocórtex, é mais nova e mais superficial.
Enquanto isso, a camada do cérebro instintivo e o cérebro límbico, ambos relacionados com os instintos e com as emoções, são muito mais antigos.
Nossa comunicação precisa atingir essas camadas se o objetivo for levar o seu cliente a uma ação – desde baixar um material gratuito, deixar seu e-mail em uma página de cadastro e até fazer uma compra.
Marketing tradicional X Neuromarketing
Essa é a principal diferença entre o marketing mais tradicional com o neuromarketing.
Enquanto o marketing mais geral preocupa-se com os aspectos culturais e com as experiências anteriores que o público já vivenciou, o neuromarketing se vale da biologia para decifrar o comportamento do consumidor e vender para ele.
Acredito que a cultura é um fator muito importante para o trabalho de comunicação. Não é por acaso que algumas propagandas veiculadas em outros países causariam estranheza caso fossem publicadas no Brasil – e vice-versa.
Porém, existem reações que podem ser desencadeadas pelo mesmo motivo em diferentes culturas. Independente se falamos com um indiano, brasileiro, jovem ou idoso.
Anote aí: a biologia sempre antecede a cultura. Os conhecimentos sobre uma área não anulam aquilo que sabemos sobre a outra. Pelo contrário: ambos se complementam no sentido de fazer você entender tudo sobre o seu cliente – e também sobre si mesmo.
Como estudar o cérebro?
São diversas as tecnologias responsáveis por revelar como estímulos externos afetam o cérebro e influenciam nossas decisões de compra.
Mas, fique tranquilo. Você não precisa ter um aparelho de eye-tracking (entenda aqui como funciona) ou de ressonância magnética para se beneficiar desse conhecimento! Os estudos sobre o cérebro são recentes e as experiências envolvendo o neuromarketing também.
Você pode estudar Neuromarketing com os livros que eu indico neste e-book gratuito: Livros Sobre Neuromarketing.
Se quiser se aprofundar no assunto, você está convidado a conhecer o meu curso que gravei em parceria com Arthur Paredes: Curso Aprenda Neuromarketing.
Espero que este artigo ajude a esclarecer o que é neuromarketing!
Para saber mais, assista ao vídeo abaixo e inscreva-se em meu canal do YouTube.