Conheça o blog da Likemarketing

Fim dos likes do Instagram: o que mudou um ano depois?

o-que-mudou-com-o-fim-dos-likes-do-Instagram

O fim dos likes do Instagram será que realmente trouxe mudanças? Um ano após essa decisão, ainda tem pessoas com dúvidas se mudou ou não alguma coisa.

Bom, a primeira coisa que temos que saber é que os likes não estão tão sumidos assim. Alguns perfis ainda conseguem ver quantas curtidas totais recebem.

Outros perfis conseguem ver o número likes quando eles estão acima de mil. O próprio perfil da Like no Instagram é assim. Aqueles posts que tem mais de mil curtidas, é possível visualizar (acessa lá e confere).

Outro ponto é que no desktop de qualquer pessoa, é possível acessar o perfil do Instagram e ver quantos likes a publicação recebeu. 

O que de fato mudou?

O fato é que grande parte das pessoas, principalmente aqui no Brasil, não consegue mais ver quantas curtidas tem seu post.

Mudou muita coisa? Talvez mudou para quem vendia likes, que vivia comprando curtidas para por no seu post, e assim fingir que era popular. 

Com o fim dos likes do Instagram, as pessoas passaram a se preocupar muito mais com comentários, do que com quantas curtidas tem o post. 

E para medir o engajamento de um perfil passou a deter sua atenção no número de comentários.

Ou seja, passaram a comparar o número de seguidores com o número de comentários, até para ver se aqueles comentários são reais. 

Leia também::: Qual é o volume de conteúdo ideal para o Instagram?

Novo meio de medir

Nossa avaliação é que sempre vamos olhar perfis para medir o engajamento, para ver se ele faz sucesso nas redes sociais. E para medir esse sucesso, usamos o que está visível ali.

Sempre teremos a tendência de fazer uma análise de como o vizinho está andando para comparar com nosso perfil, não é mesmo?

Portando ,se mudou algo com o fim dos likes do Instagram, podemos dizer que sim. Mudou, já que as pessoas pararam de olhar as curtidas para ver o engajamento, e passaram a se focar nos comentários.

Isso também fez as pessoas irem se especializando em pedir para as pessoas deixarem comentários nos posts. 

Afinal de contas, é isso que significa hoje um certo status, que mostraria um perfil que engaja.

Estratégia errada

Assim como likes não pagam boletos, comentários também não. Toda forma de engajamento que seu perfil tiver no Instagram é um preditivo que sua estratégia pode estar dando certo.

Se você for um biscoiteiro, que faz dança, rebola a bunda, só para pessoas bater palmas, as pessoas curtirem, talvez você esteja tirando o foco do objetivo do perfil. 

Ele precisa trazer um retorno financeiro, um dinheirinho

Ele precisa monetizar sua vida para valer o esforço de produzir conteúdo. E nem sempre catadores de engajamento são as pessoas que mais conseguem vender.

Porquê? Por que não é qualquer engajamento de pessoas que queremos. 

Queremos engajamento de pessoas que estejam dispostas a contratar o serviço. A comprar aquilo que você está oferecendo.

Se tivermos um monte de comentários aleatórios de pessoas que não vão comprar nosso produto, pode ser que isso até mesmo atrapalhe sua estratégia comercial usando o Instagram.

Espero que possamos ter tirado suas dúvidas sobre qual foi o impacto do fim dos likes do Instagram. E se quiser aprender a fazer posts que engajam, confira uma aula exclusiva que fizemos sobre o tema. 

É só clicar no botão abaixo!