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Qual é o volume de conteúdo ideal para o Instagram? Quem nunca fez essa pergunta, não é mesmo? Até aqui na Like às vezes rola essa discussão.

Sei que se você procurar nos vídeos antigos da Rejane, vai encontrar um material no qual ela já falou sobre o assunto. Inclusive, disse na época que o ideal era até cinco posts por semana. 

Mas lá pra cá, muita coisa mudou. Surgiu stories, IGTV e o Reels. E com isso tudo, mudou também o volume de conteúdo ideal para o Instagram.

Mas como? Oras, confira o artigo que produzimos abaixo e tire todas as suas dúvidas!

Algorítimo do Instagram

O Instagram, e o Facebook, que no fim das contas são praticamente a mesma empresa, mas com plataformas distintas, trabalham com algorítimos para distribuição de conteúdo no feed. 

Elas são empresas que vivem de anúncio e as pessoas pagam para que seus posts apareçam no feed de outras pessoas. 

O que acontece é que muita gente produz conteúdo orgânico. E quando isso é feito, ele vai aparecer no feed de seus seguidores ou amigos. 

Porém, o algorítimo do Instagram tem um limite para exibir conteúdo. Afinal de contas, você não passa o dia inteiro no Instagram, e por isso, a plataforma vai te mostrar um limite de conteúdo. 

Porém, dentro desse limite que você passa dentro do Instagram, ele vai tirar conteúdo orgânico para exibir conteúdo pago sempre que você se enquadrar dentro daquele público selecionado pelo anunciante. 

Ou seja, ele vendeu o espaço no seu feed. Então, se a gente produz muito conteúdo, o Instagram não entregará tudo, porque ele tem que entregar anúncio.

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Espaço pré-determinado

O que a gente tem de espaço no feed das pessoas já está pré-determinado. Se você tem 10 mil, 100 mil ou um milhão, você tem espaço que o Instagram vai ceder para você colocar o seu conteúdo orgânico. 

Mas se as pessoas gostarem do seu conteúdo, o Instagram começa a distribuir mais. Ele faz isso para começar a marcar o comportamento das pessoas. 

Por exemplo, se você faz um post de perfume e eu curto esse post de perfume, significa que eu gosto de perfumes. 

Aí o Instagram vai botar uma marquinha mostrando que essa pessoa que gosta de perfume. Quando alguém for lá anunciar um perfume, ele vai mostrar na minha timeline esse anúncio. 

Mudanças no Instagram

Antigamente chegamos a dizer que o ideal era um post por dia no feed, era porque não existia IGTV nem Reels. 

Então devemos ficar atentos que o feed dos IGTV e do Reels são paralelos. Ou seja, são ferramentas paralelas dentro da plataforma do Instagram.

Dessa forma, concluímos que os perfis nos quais utilizamos todas as ferramentas que o Instagram disponibiliza, valoriza mais e acaba entregando mais o conteúdo à sua audiência. 

Então, 5 a 7 posts no feed continua sendo legal. Mas post no feed são suas fotinhos, seus carrosséis, os vídeos de até um minuto que não vão para o IGTV. 

Então, esse volume está ok por semana, com um desses por dia. Dá para continuar assim.

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Use o IGTV e o Reels

Mas agora que começamos a usar o IGTV e o Reels, o ideal que postemos pelo menos dois ou três vídeos no IGTV por semana. 

Vale lembrar que o Instagram gosta do IGTV e vai distribuir melhor, inclusive os seus stories, inclusive os seus posts no feed, se você utilizar também a ferramenta do IGTV.

Os Reels da mesma forma. Se você produzir 3, 4, 5 Reels, que são vídeos rápidos de até 15 segundos, o Instagram vai distribuir muito mais. 

Ou seja, é como se tivéssemos mais duas redes sociais dentro de uma só. Que é o IGTV e o Reels. Então vamos produzir conteúdos para elas também.

Os Stories é a mesma coisa: ele também pode aumentar sua distribuição de conteúdo dentro desses três feeds que o Instagram inventou. O ideal é de 4 a 5 stories por dia. 

Como produzir conteúdo

Se você não tem vídeo para o IGTV, mas produz bastante Storie, uma dica que damos é unir esses vídeos do Stories e transformar em um vídeo de IGTV. 

Mas é importante que ele tenha mais de um minuto, que é o que o Instagram aceita. 

Dessa forma é possível aproveitar ainda mais o conteúdo que você produziu, fazendo ele circular tanto no seu Stories, como também aproveitando o feed do IGTV.

Produza conteúdo!

Mais importante que quantidade, é a qualidade do material que você está produzindo. Afinal de contas, de nada adianta você postar tudo o que dissemos acima, e não ter engajamento. 

O Instagram vai entender que aquilo que você está postando ninguém gosta, e vai começara a entregar cada vez para menos pessoas.

Por isso, procure sempre produzir um conteúdo de qualidade, que promova a interação. Que faça as pessoas curtirem, comentarem, salvarem e compartilharem em seus Stories.

Dessa forma, você terá ainda mais alcance e seu Instagram vai passar a ter muito mais engajamento de forma orgânica.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.