O que postar em datas comemorativas para sair da mesmice?

É o velho dilema: o que postar em datas comemorativas? Afinal de contas, todo dia é dia de alguma coisa e já vemos nas timelines da vida cartões que não acabam mais.

É parabéns pra isso, feliz dia daquilo, e no final das contas, é tudo uma mesmice. Aliás, muitos dos cartões postados mais lembram aqueles antigos que recebíamos pelo correio, só que agora as mesmas artes são usadas também para o digital.

E isso funciona? Pode ser que sim, pode ser que não. Mas o fato é que dificilmente você vai engajar seu cliente postando mais do mesmo.

Como sair da mesmice?

Então quer dizer que devemos não postar nada nas datas comemorativas? Claro que não! Mas como todo post, ele precisa ser planejado com antecedência, levar informação e procurar criar uma conexão.

Como tudo que produzimos, ele deve ter um objetivo, que no caso das datas comemorativas, deve ir além de apenas informar que aquele dia é celebrado tal coisa.

O ideal é que o que postar em datas comemorativas, tenham uma relação com sua área de atuação — ou de seu cliente. Por exemplo, no Dia do Ginecologista, é possível explicar sobre a data, como surgiu, sua importância para a saúde da mulher, e já dar algumas dicas (e já salva aí: o dia do Ginecologista é em 30 de outubro).

Mas não faz sentido algum uma academia de ginástica fazer um post sobre o dia do Ginecologista, a não ser que seu público-alvo sejam ginecologistas.

Conseguiram entender a conexão? Queira ou não, suas redes sociais têm como principal objetivo aproximar sua marca do seu público, e a partir do momento que você entrega a ele um conteúdo que não lhe diz respeito, ele não gera engajamento.

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Mas como gerar conteúdo em datas comemorativas?

Usamos o exemplo do Dia do Ginecologista, mas ele serve para qualquer data. Apenas dar os parabéns, falar da sua importância e dizer que estará sempre ao lado é coisa de político que quer agradar todo mundo, mas que no fim das contas não agrada ninguém.

Mais que criar um post com data comemorativa, ele precisa ser planejado com antecedência, buscar informações relevantes e que vão agregar à sua audiência. E é aí que teremos engajamento.

E novamente é importante deixar claro: datas comemorativas só devem ser postadas se tiverem ligação com sua área de atuação ou com seu público estratégico. Caso contrário pode soar falso e até mesmo afastar você daqueles que te seguem.

Faça diferente quando pensar sobre o que postar em datas comemorativas

Há, porém, três datas comemorativas que devem fazer parte de toda estratégia de conteúdo: Páscoa, Dia das Mães e Natal. São datas importantes e que, além de todo apelo emocional que representam, possuem sim seu lado comercial.

Mas é preciso sempre saber dosar. Não usar unicamente a data com seu apelo comercial, mas falar e agregar conteúdo sobre sua importância. E para isso, o planejamento dessas postagens devem começar com bastante antecedência.

Se deixar para preparar os posts dias antes, você corre sério risco de sofrer com um bloqueio criativo, e acabar fazendo o mais do mesmo. Vá coletando informações antes, se buscando inspirações e, quando chegar próximo às datas, você fará algo surpreendente.

Use ideias que funcionam

E então? Compartilha da mesma percepção que a gente? Também acha um saco preparar posts mais-do-mesmo sobre datas comemorativas? 

O segredo é sair da mesmice e mostrar que seu perfil tem um conteúdo relevante, mesmo que o tema seja a comemoração de determinada coisa naquele dia. 


E se quer saber mais sobre o que postar em datas comemorativas, confira esse super material do nosso curso de Criadores de Conteúdo, com 30 ideias de posts que funcionam. Tenho certeza que seus bloqueios criativos ficarão no passado!

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.