Você está visualizando atualmente Por onde começar a criar um curso online?

Você se considera um especialista na sua área, e quer compartilhar esse conhecimento e ganhar dinheiro? Então você já deve ter se perguntado como criar um curso online, não é mesmo?

Essa é uma tendência que vem ganhando cada vez mais espaço e que explodiu ainda mais durante essa pandemia. 

As pessoas passaram a buscar de uma forma muito mais intensa por cursos online, para ampliar seus conhecimentos, ou mesmo para iniciar em outra área.

E é aí que você entra: como expert em sua área, saber criar um curso online pode ser um grande diferencial para seu futuro.

E é sobre como fazer isso que explicamos no artigo abaixo. Vamos conferir?

Por onde começar?

Para começar um projeto de um curso online é preciso ter convicção. É ter a certeza que teremos um conhecimento importante a entregar e queremos atender esses alunos. 

É preciso deixar claro que não é só vender um curso para o mundo: as pessoas vão ter dúvidas e vão te perguntar por isso.


Vemos muitas pessoas sem essa noção, achando que basta criar um curso online e que ganhará muito dinheiro. 

Isso até pode ser verdade nos casos de cursos de sucesso, mas é sempre importante saber que você terá clientes para atender também que compraram seu conhecimento.

Ou seja, além das aulas gravadas, haverá algo mais que você precisará oferecer para esses clientes. E é aí que entra a sua convicção. 

Tenha estratégias

O início de uma estratégia de um curso online é a averiguação de mercado. Aqui na Like, quando atendemos um expert, uma pessoa que possui profundo conhecimento em sua área e quer transformar isso em curso, nós vamos para o meio digital para avaliar qual a necessidade que o mercado tem desse conhecimento, desse produto.

Algumas vezes o expert já chega até nós com audiência, já tem 200 mil seguidores no Instagram, já tem vídeos no Youtube. 

Isso torna mais fácil analisar qual a demanda que existe por trás desse conhecimento oferecido.

Fica mais fácil de analisar se aquela ideia que ele tem de criar um curso online é realmente viável.

Vamos usar todas as ferramentas de detetive digital para investigar o mercado.

Se concluirmos que o produto é interessante, há mercado e vai vender, o próximo passo é estruturar uma estratégia de conteúdo gratuita. 

A partir dessa estratégia é que vamos começar a atrair esse possível comprador do curso online por meio das redes sociais desse cliente.


Vamos avaliar seu site e criar um se não tiver. Vamos criar conteúdo para suas redes sociais, avaliando onde está seu público e que merecem atenção. 

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É na estratégia de conteúdo gratuito que definimos e-book, postblogs, posts, e-mail marketing, vídeos. 

É aí que definiremos o tempo que será necessário para captar essa audiência que vai comprar seu curso, quer seja de dois meses, seis meses ou um ano. 

Importante frisa que isso tudo é preciso deixar claro para o cliente, que esse processo é necessário. 

Se não há audiência, não tem como lançar um curso já no início. Antes é necessário construir essa base de clientes, para então oferecer o curso online.

Estratégia de conteúdo pago

Uma vez desenhada essa estratégia de conteúdo gratuito, seguiremos para a estratégia de conteúdo pago. 

Além disso, dentro dela temos ainda a estratégia pedagógica desse curso, no qual será definido como vamos transformar o conhecimento desse profissional em um método.

Trabalharemos também para tonar esse método seja desejado, que seja almejado pelas pessoas que vão comprar esse curso. 

É preciso também identificar quem são esses clientes, o que eles querem e estão precisando. 

Tudo isso precisa ser desenhado na estratégia de conteúdo pago para que possa suprir essa necessidade.

Afinal de contas, quem nunca viu um curso e disse: “Nossa, era isso exatamente que eu preciso!”

Isso acontece porque alguém estudou você como persona, um grupo de pessoas parecidas que possuem a mesma necessidade, e desenhou uma solução em forma de curso.

Estratégia de distribuição

Dentro dessa estratégia de conteúdo pago e da estratégia pedagógica, há também a estratégia de distribuição. 

Nela vamos pensar em preço, se é de carrinho aberto ou fechado, se ela vende por lançamento — uma prática que tem se tornado popular nos últimos tempos — ou se ele vende todo dia. 

Vamos fazendo estratégias de vendas digitais para que as pessoas comprem esse curso.

É na estratégia de conteúdo pago que será definida como será essa venda. Afinal de contas não é todo produto que cabe em lançamento, como não é todo produto que pode ser vendido todo dia. 

Isso precisa ser muito bem avaliado, para que tenha o melhor resultado.

É necessário fazer uma análise considerando precificação, persona, momento do mercado, uma série de conjecturas que serão aplicadas na estratégia de conteúdo pago.

Venha aprender a criar um curso online com a gente!

Resumindo, para você saber por onde começa a criar um curso online, é na estratégia. E você tem duas delas: a de conteúdo gratuito, e a de conteúdo pago. 

Inclusive aqui na Like estamos com as inscrições abertas para nossa oficina de curso online. 

Essa oficina é coordenada pela Rejane Toigo e mais alguns convidados. Ao longo de três aulas é possível interagir com os professores sobre mercado de curso online, infoproduto, e mercado digital.

Se quiser participar dessa oficina, clique no botão abaixo e saiba por onde começar a criar um curso online!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.