Você está visualizando atualmente Por que as pessoas compram e devolvem um curso on-line?

Em média, uma em cada três pessoas compra e devolve um curso on-line, por não encontrar aquilo que desejava. E essa devolução é terrível para a reputação de quem vende cursos on-line.

Mas sabe porque isso acontece? Por falta de uma estrutura pedagógica matadora!

Ou seja, por mais que a pessoa tenha um amplo conhecimento na área a qual está lançando um curso, se ele não for devidamente estruturado, não conseguirá atender aos desejos de quem compra.

No artigo abaixo detalho mais motivos sobre porquê das pessoas devolvem um curso on-line. Bora conferir?

Importância dos cursos on-line

Os cursos on-line são um veículo de transformação para seus alunos — de sua realidade atual para o futuro desejado.

Você entregaria seu dinheiro a alguém por um produto que você não entende e não tem ideia do que isso fará por você? Claro que não!

Só porque você sabe o que seu curso proporcionará a seus alunos, isso não significa que eles saberão. Se seus alunos não sabem COMO seu curso os ajudará, é improvável que eles se inscrevam nele.

Ou pior, eles podem comprar seu curso on-line, se frustrarem com a forma como ele é conduzido, e fazerem a devolução, pedindo o reembolso do dinheiro.

Por isso, é necessário pensar muito no planejamento de um curso online: como é organizado, que tipo de conteúdo é apresentado e, principalmente, a estrutura pedagógica para tornar seu curso on-line lógico e compreensível.

Não perca dinheiro

Se você não segue uma estrutura pedagógica em seus cursos, lamento informar, mas você vai perder dinheiro!

Como mencionei lá no início, cerca de 35% das pessoas devolvem um curso on-line. Talvez você até pense que vale mais a pena se concentrar nos 65% restantes. Mas está errado!

Esses 35% tiveram um custo de captação, você investiu dinheiro para captar estes leads, e deve também ter gasto energia, tempo, e talvez mais dinheiro para convertê-los em compradores.

Ou seja, perder essa fatia de enorme representa sim um grande prejuízo para sua estratégia. Mas isso sem considerar o efeito que a opinião negativa deles pode representar para o seu curso, afastando outros potenciais compradores.

Leia também::: É possível vender um curso on-line sem tráfego?

Como evitar que devolvam um curso on-line?

Para não ter devolução do seu curso on-line, você precisa de uma estrutura pedagógica matadora, assertiva e baseada em neurociência!

Acima de tudo, você deve estruturar seu curso de maneira que o cérebro aprende, e para isso é necessário um conhecimento mais aprofundado sobre o tema.

Mas se você está se perguntando como fazer isso, fique tranquilo! É só participar da Oficina do Curso On-line, com Rejane Toigo, e que será totalmente gratuita entre os dias 17 e 20 de janeiro.

A Oficina terá início sempre às 20h30, com aulas totalmente ao vivo. Nela será apresentado como ter uma estrutura pedagógica à prova de devolução, além de como ter muitas indicações por parte dos seus alunos.

Ficou interessado? Então clique no botão abaixo e faça sua inscrição na Oficina de Curso On-line! Temos certeza que você vai amar!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.