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Quer trabalhar com marketing digital, e está curioso para saber qual é o salário de um Social Media??? Então chegou ao lugar certo!

Antes de tudo, é preciso entender que o mercado de marketing digital vem numa crescente enorme. Cada vez mais as empresas estão migrando para o online, vendendo produtos e serviços.

Diante deste cenário, surge a necessidade de ter profissionais capacitados para colocar esses produtos ou serviços na mente do consumidor, despertando seu desejo de compra. E isso se faz com estratégia e conhecimento.

É aí que entra em cena o Social Media, o profissional capaz de elaborar estratégias de marketing digital que vão fazer o produto ou serviço se destacar frente à concorrência e ter vendas e mais vendas.

Mas diante disso tudo, fica a pergunta: qual o salário de um Social Media? É isso que vamos responder no artigo abaixo!

Social Media ou fazedor de post?

Antes de falar de salário de um Social Media, é preciso entender basicamente o que é esse profissional.

Infelizmente, é comum se confundir o estrategista digital com o fazedor de post. Este segundo é aquele que apenas faz post para as redes sociais, geralmente no mesmo dia que entra, sem qualquer estratégia.

Ou seja, torna sua rede social ou do seu cliente um enorme panfletário, com cada arte de um jeito, apenas anunciando promoções. 

E precisamos deixar claro: investir em um fazedor de post é jogar dinheiro fora. Dificilmente o cliente terá resultado com esse tipo de ação.

Em contrapartida, o Estrategista Digital é aquele profissional estratégico, que vai analisar qual seu produto, seu DNA, qual seu público-alvo, e com base nisso elaborar linhas editoriais a serem tratadas nas suas redes sociais a fim de converter sua audiência em clientes.

Afinal, não basta apenas curtidas e comentários, é preciso que sua audiência também compre aquilo que você oferece na internet, que pode ser um produto ou serviço.

E qual o salário de um Social Media?

A resposta para essa pergunta, é outra pergunta: quanto o Social Media quer ganhar? Exatamente, um Social Media que é também Estrategista Digital pode ganhar R$ 5 mil, R$ 10 mil, R$ 15 mil, e muito mais.

Tudo dependerá de sua dedicação e empenho na elaboração de estratégias digitais e sua capacidade de gerenciar as contas dos clientes.

Vamos estimar que você deseja ganhar R$ 5 mil hoje. É claro que, quando você atingir esse valor, vai querer ganhar o dobro, e assim sucessivamente.

Por isso você precisa estabelecer essas metas e criar o planejamento necessário para atingir tais valores. 

Para calcular o que você precisa fazer para ganhar os R$ 5 mil por mês, vamos considerar o seguinte cálculo:

Quantas horas vamos trabalhar na semana?

40h/s => 160h/mês

Ou seja, se trabalhar 5 dias por semana, 8 horas por dia, daria 40 horas por semana, que totalizam 160 horas por mês.

Neste cenário, minha recomendação é que você dedique 4 dias da semana à produção, o que daria 128 horas trabalhadas por mês.

No 5º dia da semana, você vai se dedicar à criação de estratégias e à prospecção de novos clientes. Ou seja, vai dedicar 8 horas por semana para este trabalho.

Seguindo esta estratégia, para ganhar R$ 5 mil por mês, você vai dividir o valor pelas horas trabalhadas por mês:

5.000/128 = 40/hora

Ou seja, para ganhar R$ 5 mil por mês, você deve cobrar R$ 40,00 por hora trabalhada dos seus clientes. Dessa forma, você saberá quanto terá que cobrar para cada projeto, considerando o tempo que se dedicará a ele por semana.

E para ganhar R$ 10 mil por mês?

Quer ganhar R$ 10 mil por mês? Não tem problema e é plenamente possível! E novamente, é só fazer o mesmo cálculo, mas usando o novo valor:

R$ 10 mil por mês

10.000/128 = 80/hora

Ou seja, para ganhar R$ 10 mil por mês, é preciso cobrar R$ 80,00 a hora. Esses são os valores que você tem que cobrar por hora, de acordo com seus objetivos de ganho por mês.

Ao saber como calcular quantas horas está trabalhando, começamos a entender quanto devemos cobrar para ganhar mais dinheiro.

Ter essa clareza é fundamental para que você tenha condições ter sucesso na profissão de Social Media.

Mas se você acha que não tem cliente que pagará o valor que você está pedindo, está redondamente enganado! Inclusive, quem é foda no que faz, pode colocar o preço no seu trabalho!

É você como profissional que deve dizer o preço do seu trabalho, e não é o cliente que decide quanto vai pagar.

Como cobrar de cada cliente por mês?

Para ganhar R$ 5 mil por mês, vamos considerar que você cobre R$ 500 por cliente. Se quiser ganhar R$ 5 mil e trabalhar 8 horas por dia – 4 dias pro semana – terá que atender 10 clientes, certo?

10 clientes – 128h/mês significa 12,8h/mês por cliente – 3,2 h por semana por cliente.

Será que é possível fazer um bom trabalho atendendo apenas 3,2 horas por semana um cliente? É claro que não, será algo muito superficial, e que tipo de resultado entregará ao cliente?

E se eu quiser ganhar R$ 10 mil por mês, terei que atender 20 clientes, e com isso vou conseguir atender cada cliente em 1,6 horas por semana! Ou seja, é ainda mais difícil atingir essa meta de R$ 10 mil!

É por isso que não tem como querer cobrar R$ 500 por mês, é um valor absurdo e que fará você como Social Media nunca ter sua independência financeira.

Aliás, se um Social Media querer cobrar apenas R$ 500 por mês de um cliente é obvio que o serviço não será bem feito.

Quando você cobra um valor muito baixo se torna um Social Media medíocre, que entregará um serviço ruim, estará dependente do cliente e não terá tempo para se especializar.

Já quando você cobra R$ 1.500,00 por mês do cliente, e trabalha 8 horas por dia, poderá atender 3,3 clientes por mês para ganhar R$ 5 mil. Se ter 4 clientes, ganhará R$ 6 mil!

Ganhe mais

Com isso, você poderá dedicar 8 horas por semana para cada cliente, e ainda terá um dia da semana para prospectar e vender estratégia.

E para atender esse cliente de R$ 1.500 você novamente precisa saber que cliente deseja atender. Se ele terá condições de lhe pagar esse valor. 

Além disso, o cliente precisa saber quanto vale o trabalho de conteúdo bem executado e qual retorno o trabalho trará para ele.

Ter esse dia da semana para prospectar e vender estratégia é importante para, caso algum dos clientes desista, você terá outros para colocar no lugar. 

Ou então, poderá aumentar sua capacidade de atendimento e com isso superar o valor inicial planejado, que era de R$ 5 mil.

Além disso, se você atender esses 4  clientes de R$ 1.500 em 4 dias por semana, poderá usar o dia extra para vender duas estratégias de R$ 2 mil por mês. Com isso, já estará ganhando R$ 10 mil por mês!

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O céu é o limite

E aí? Conseguiu entender qual é o salário de um Social Media? Exatamente, não há limite! Basta que ele se dedique, se especialize na área e se torne um Estrategista Digital.

Dessa forma, ele maximiza seus ganhos e passa a ter um salário cada vez maior, proporcional à qualidade do seu serviço e sua capacidade de entrega aos clientes.

E aliado a isso, duplica seus ganhos criando estratégias digitais para novos clientes, o que permitirá que ele ganhe R$ 20 mil, R$ 30 mil, R$ 50 mil por mês.

Inclusive, se você quer acelerar seus ganhos e aumentar o salário de um Social Media, clique no botão abaixo e confira nosso curso “Formação em Social Media”. 

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.