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Você é daqueles que já se perguntou se deveria usar memes em seus posts? Fique tranquilo, que você não é o primeiro, nem será o último!

Afinal, quando navegamos pela internet invariavelmente vemos memes nas nossas timelines. E sabe porque eles são usados? Porque engajam!

Mas é claro que tudo tem a dose certa, e por isso é fundamental ter uma estratégia de conteúdo bem elaborado para atrair sua audiência. E nela também pode ter alguns memes de vez em quando.

Para saber mais e se você deve usar memes em seus posts, preparamos o artigo abaixo com algumas razões justificando seu uso. Bora conferir??

O que são memes?

Sei que nem deveríamos explicar o que são memes, já que praticamente todo mundo sabe. Afinal, o brasileiro é especialista em criar memes e provavelmente você já deve ter criado algum.

Mas o que pouca gente sabe é que os memes surgiram antes mesmo da internet. 

A palavra “meme” foi usada pela primeira vez  em 1976, Richard Dawkins escreveu um livro chamado The Selfish Gene, onde usou a palavra para descrever a forma como uma tendência cultural se espalha. 

Pode não estar se referindo a uma imagem engraçada de um gato, mas o sentimento ainda é exatamente o mesmo!

Uma das primeiras formas de memes foi o bebê dançarino, que conquistou a internet em 1996. Com o passar dos anos e com o surgimento das redes sociais, a popularidade dos memes começou a disparar. 

Tanto que, nos dias atuais é possível ver memes em todos os lugares. Eles decoram cubículos de trabalho, aparecem no noticiário e quebram a monotonia do nosso dia a dia.

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Razões para incluir memes em seus posts

Em uma época em que muitas pessoas pulam anúncios, o marketing com humor pode envolver sua audiência de forma difícil de conseguir de outras formas. 

Desta forma, usar memes em seus posts pode ser uma forma de custo extremamente baixo de criar conteúdo envolvente que atraia seguidores.

Aqui estão quatro razões pelas quais os memes devem fazer parte do seu conteúdo de mídia social.

1. Memes são conteúdo barato

Os memes reproduzem o conteúdo criado por outras pessoas, então você não precisa criar um vídeo ou criativo original sozinho. 

Eles economizam o tempo e é possível aproveitar todo o envolvimento que estas artes engraçadas proporcionam. 

2. Memes apoiam um senso de comunidade

Memes são engraçados e isso ajuda a fomentar a comunidade entre seus seguidores. 

Eles criam um sentimento de pertencimento porque seu público pode se relacionar com a situação à qual você se refere e todos estão na mesma piada.

Se você pode fazer seu público rir, você atrairá seguidores e ajudará a audiência a se relacionar com sua marca. 

3. Conteúdo baseado em meme estimula compartilhamentos

Por definição, os memes devem ser compartilhados, então o conteúdo é frequentemente repostado e rememorado pela internet para atingir um público ainda mais amplo. 

Quando as pessoas enviam o meme a um amigo para rir, elas expressam fidelidade e defendem sua marca.

4. Memes criam relevância da marca

Como os memes costumam estar relacionados a uma tendência ou evento atual, eles tornam sua marca mais real, moderna e humana. 

Memes apelam para eventos contemporâneos ou culturais que seus espectadores conheçam, o que parece autêntico e atual. 

Afinal, este conteúdo serve para reunir uma comunidade em torno de algo em comum e fazer com que sua marca pareça mais identificável.

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Mas saiba dosar

Como você viu, os memes em seus posts são uma estratégia bastante interessante de se conectar com seu público. 

Mas como mencionamos lá no início, devem ser usados sempre com moderação. Caso contrário, seu perfil deixará de ter o objetivo de levar informação de relevância à sua audiência e se tornará apenas um perfil engraçado.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.