Quando se fala em marketing digital, a neurociência é uma poderosa aliada. Inclusive, ela comprovou que testosterona e compras possuem uma estreita ligação.
Historicamente, é sabido que a testosterona aumenta as preferências dos homens por bens de status, como marcas e serviços de luxo – e que agora possui comprovação científica.
Logo, saber dessa diferenciação pode ser fundamental para uma estratégia digital de sucesso, a depender do seu público-alvo.
Para detalhar essa relação entre testosterona e compras, compartilhamos o artigo abaixo. Siga a leitura e amplie seu conhecimento.
O que diz a ciência
Uma pesquisa publicada na Nature Communications, foi a a primeira a estabelecer um fator biológico específico por trás do desejo de um homem de comprar marcas e produtos de luxo.
Para o estudo, 243 homens, todos da mesma idade, se dividiram em dois grupos aleatoriamente. Um grupo recebeu uma dose de testosterona e o outro recebeu um tratamento com placebo.
Depois da aplicação da testosterona, os pesquisadores deram aos participantes duas tarefas. Para a primeira tarefa, os homens tiveram que escolher entre pares de marcas e classificar sua preferência por cada uma. Os produtos das marcas eram de qualidade semelhante, mas tinham diferentes associações de status.
Aqueles que receberam um aumento de testosterona preferiram as marcas de luxo e de maior status.
Para a segunda tarefa, os pesquisadores coletaram uma lista de produtos de seis categorias diferentes, incluindo máquinas de café e carros de luxo.
Cada categoria tinha três descrições diferentes com palavras semelhantes, mas algumas das palavras destacavam o produto em termos de benefícios de status, benefícios de energia ou alta qualidade.
O objetivo da segunda tarefa era ver até que ponto a testosterona influenciava a compra de bens que sinalizam poder e status para os outros.
Depois que os participantes leram as descrições, algumas na forma de anúncios, eles foram questionados sobre o quanto gostaram da descrição e do produto.
Nesse experimento, a testosterona influenciou as preferências por produtos que transmitiam status, mas não poder ou qualidade.
Ou seja, o estudo fornece um contexto interessante para observar as escolhas do consumidor e pode ajudar na pesquisa de mercado para encontrar os momentos ideais para anunciar produtos de status.
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E como fica claro, são diversos os fatores que influenciam as decisões, como a relação entre testosterona e compras, que trouxemos acima.
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