Você está visualizando atualmente Social media: seja autêntico na produção de conteúdo!

A Internet é o vasto mar de informações. E o social media que deseja se diferenciar no meio disso tudo deve ter autenticidade na produção de conteúdo.

Afinal, somos constantemente bombardeados com todo tipo de conteúdo. E se ele não chama a atenção na primeira passada de olho, provavelmente será deletada pela audiência.

Agora imagine uma pessoa rolando seu feed do Instagram. O que o faz parar em determinado post e ler o que está escrito ali na legenda? 

Sim, um conteúdo que seja autêntico, e que de fato agregue algo em sua vida. Por isso, se você deseja que seu conteúdo seja bem classificado, ganhe tráfego e promova seu negócio com eficácia, a primeira coisa que você pode fazer é ser autêntico.

No artigo abaixo falamos mais sobre como ter uma produção de conteúdo autêntica. Confira!

Importância de uma produção de conteúdo autêntica

Lembre-se de que seu conteúdo não deve ser apenas um espaço reservado. Cada peça precisa ensinar algo a você e ao seu público. 

Para esse fim, a produção de conteúdo autêntico irá beneficiar o seu público. Mas como isso ajuda o social media?

A resposta direta é que ajuda de todas as maneiras imagináveis. E também:

  • Tornar o conteúdo mais legível e compreensível aumentará o envolvimento do usuário.
  • Conteúdo autêntico de alta qualidade ajudará a aumentar a autoridade do perfil
  • Ele atende às necessidades da sua audiência, tornando seu conteúdo mais valioso aos olhos dos mecanismos de pesquisa.
  • Isso ajuda a subir na classificação na SERPS (Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca)
  • Se o seu conteúdo deixar uma boa impressão, os leitores estarão mais propensos a manter sua marca em mente para qualquer negócio futuro
  • Ele aumenta a fidelidade do cliente à sua marca
  • Isso torna seus leitores mais propensos a compartilhar seu conteúdo, aumentando o alcance de seu público

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Como criar um conteúdo autêntico?

Criar conteúdo autêntico é mais fácil do que parece. Use seus insights, pontos fortes e experiências exclusivas para fazer seu conteúdo se destacar da multidão. 

Ninguém mais vê o mundo como você, então use isso a seu favor!

Aqui estão algumas estratégias úteis para criar conteúdo autêntico:

  • Encontre sua voz e não tenha medo de usá-la! Deixe sua personalidade brilhar!
  • Conheça o seu público-alvo por dentro e por fora. A que eles responderão? Em que eles estarão interessados?
  • Confie em sua autoridade e não tenha medo de escrever sobre suas experiências.
  • Interaja com o seu público. Nada se compara a colocar um rosto e personalidade em uma pessoa online. A interação genuína tornará seu conteúdo mais memorável e aumentará o número de seguidores. Isso significa reservar um tempo para responder aos comentários nas redes sociais.
  • Não tenha medo de usar ferramentas que podem ajudar a melhorar suas estratégias de redação e otimização de conteúdo. 

Se diferencie

Lembre-se ainda que outros redatores podem estar escrevendo sobre tópicos semelhantes. No entanto, ninguém terá o mesmo ponto de vista ou visão única que você pode oferecer.

Além disso, seu estilo de escrita pode ressoar em pessoas diferentes. Ou talvez você consiga descobrir maneiras novas e originais de explicar assuntos complexos.

Mesmo que outros redatores já tenham abordado o tópico sobre o qual você está escrevendo, você ainda pode agregar valor à conversa.

Além disso, a produção de conteúdo autêntico deve ser criada com a experiência do usuário em mente. 

Se você deseja oferecer a melhor experiência possível à sua audiência, a pesquisa de palavras-chave e a análise de público devem ser realizadas antes de colocar a “caneta no papel”.

Você precisa descobrir tópicos relevantes que irão beneficiar seu público. Confira o que exatamente eles estão procurando, o que falta no conteúdo já disponível e pergunte diretamente o que eles gostariam de ver.

Seu conteúdo deve fornecer informações valiosas que forneçam soluções para os problemas atuais que seu público pode ter.

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Escreva para pessoas, não para motores de busca

É claro que ter um conteúdo bem ranqueado é sempre importante. Mas você jamais deve escrever para eles: você deve escrever pensando na sua audiência!

Seu objetivo principal deve ser fornecer valor para o seu público, e isso será recompensado com níveis mais altos de confiança. 

Ou seja, ao focar no seu leitor como objetivo final, a produção de conteúdo autêntica se torna muito mais atrativa e gera mais engajamento. E isso faz com que os motores de busca “enxerguem” seu conteúdo como relevante, entregando assim para mais pessoas.

Portanto, para criar um conteúdo autêntico, foque sempre no seu público. Escreva para eles, e verá os resultados surgirem! E para mais dicas sobre produção de conteúdo autêntico, confira esse vídeo preparado pela Rejane Toigo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.