You are currently viewing Social media precisa ser formado em marketing?

É comum achar que para trabalhar como social media, é preciso ser formado em marketing. E a resposta é NÃO!

Não precisa ser formado em marketing, nem publicidade ou propaganda. Inclusive, os melhores social media são aqueles que sabem escrever muito bem, e que dominam a área para a qual atendem.

Ou seja, o principal requisito é conhecer a área para a qual vai produzir conteúdo, quanto maior seu conhecimento na área, mais rapidamente e melhor será o conteúdo produzido.

Vamos entender melhor essa questão, e porque social media não precisa ser formado em marketing? Então confira o artigo abaixo!

A formação do social media

Muitas pessoas me perguntam se para trabalhar como social media é necessário ser formado em marketing.

E como já mencionamos, a resposta é não! 

E se você tem uma formação acadêmica muito diferente desse universo você pode usar esse conhecimento para produzir conteúdo para outros profissionais do seu ramo.

Conheço muita gente que migrou da sua área para ser social media e fala exatamente sobre o nicho que estudou na faculdade.

Por exemplo, temos pessoas formadas em Direito que atendem advogados. Contadores que trabalham como social media para escritórios de contabilidade. Fisioterapeutas escrevendo conteúdos para a área de saúde. Exemplos não faltam!

Ou seja, o principal requisito é saber escrever e, claro, estudar sobre a área do marketing digital para compreender sobre a metodologia, como funciona o inbound marketing, funil, persona, etc.

Mas isso não requer uma graduação exclusiva. Aliás, aqui mesmo na Like Marketing temos cursos de formação de social media e que já foram responsáveis por colocar no mercado excelentes profissionais, cuja formação não era em marketing.

Leia também::: Como atuar nas redes sociais do jeito certo?

Qual a formação ideal

Para ser um social media não há uma formação ideal. Como dissemos, o fundamental é que a pessoa goste de escrever, consiga transformar as palavras em um texto persuasivo.

E como mencionamos, se ela tem uma formação em alguma área, isso poderá facilitar seu trabalho na hora de produzir conteúdo.

Aliás, tivemos uma aluna do curso Criadores de Conteúdo que trabalhou por muitos anos como gerente de loja de varejo. Mas com isso, ela conhecia profundamente o setor, suas dores e dificuldades. Logo, é uma excelente social media para atender esse nicho.

Leia também::: Qualidade ou quantidade: o que é melhor na produção de conteúdo?

Como se tornar um?

O primeiro passo para ser um profissional é se interessar pela área. E querer atuar na área do marketing digital e cada vez mais as empresas estão querendo produzir conteúdo de qualidade para suas redes.

Logo, se você tem especialização em uma área, este pode ser um grande diferencial para iniciar como social media. Afinal, como mencionamos, uma pessoa formada em ciências contábeis terá muito mais facilidade para escrever sobre contabilidade.

O caminho é aperfeiçoar o conhecimento na área por meio de cursos na área, apresentando a otimizar sua produção, tornar seu conteúdo mais rico, e com isso oferecer melhores resultados aos seus clientes.

Mas se você quer ser social media, nossa indicação é o curso “Criadores de Conteúdo”. Nele ensinamos o método de produção de conteúdo que utilizamos na minha agência Like Marketing. 

É uma ferramenta para desenvolver uma estratégia de posicionamento através das redes sociais e com isso captar clientes e negócios. 

Esse Método serve para acelerar o processo de produção de conteúdo inteligente e é perfeito para: 

  • – pretende produzir o próprio conteúdo para as redes sociais 
  • – quer contratar uma agência,  pois precisa entregar uma estratégia de conteúdo para ser executa pelo colaborador
  • – quer trabalhar na área de produção de conteúdo e precisa acelerar a entrega de resultados para seus clientes

Portanto, se inscreva agora mesmo no curso e se torne um social media de sucesso, é só clicar no botão abaixo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.