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O que é o Psicomarketing?

O Psicomarketing é uma junção de ações da área da Psicologia e do Marketing, com ênfase no objetivo de coagir no condicionamento dos consumidores na compra ou uso de uma determinada marca e empresa.

Você tem uma marca própria e pretende melhorar sua relação com seus clientes? 

Leia á baixo algumas dicas de como fazer isso utilizando o Psicomarketing!

Psicomarketing

As estratégias do marketing já não são novidade para muitos que convém deste meio para fins profissionais, mas estas ferramentas e caminhos que o marketing utiliza vem se modificando com o passar do tempo.

Antigamente era possível traçar um perfil padrão dos consumidores na busca por produtos, mas atualmente a disseminação de informação e os meios de comunicação estão se diversificando e tornando essa demarcação de perfil um trabalho árduo.

O surgimento dos mobiles advices, smartphones, computadores e a própria internet tornou possível uma colossal mudança no marketing e o surgimento do marketing digital  (área de atuação da Like).

A psicologia também foi uma área de relações humanas que cresceu e se transformou ao passar dos anos e suas ferramentas e áreas de atuação também se tornaram diversas.

A área de atuação psicológica em suas principais abordagens tem como principal meta a avaliação e demarcação de um perfil psicológico, através da subjetividade de cada individuo.

O marketing e a psicologia são áreas que lidam com as relações humanas de formas diferentes, é notável as diferenças entre elas, mas suas semelhanças promovem uma possibilidade de coação na área comercial, promovendo resultados imensuráveis tais como a fidedignidade do cliente sobre uma determinada empresa e seus produtos.

Existem diversos métodos de aplicação da psicologia no marketing, ou melhor descrito: O Psicomarketingmas a principal é a fidelização das relações humanas, na qual a conexão empresa-cliente deve ser afinca e muito bem esculpida ao longo desta relação, por fatores:

  • Visuais
  • Econômicos
  • Sociais
  • Afetivos.

AS DICAS para as empresas que buscam uma melhor “escultura” dessa relação são:

Ferramentas do Psicomarketing:

1- Visual

Aqui podemos aplicar o ditado de “julgar o livro pela capa”, pois em uma sociedade capitalista a imagem é a primeiro fator ao ser percebido por um cliente sobre o produto ou empresa observada.

Um exemplo é você imaginar uma prateleira cheia de embalagens de shampoo na cor amarela e no meio desta prateleira esta posto um único embalagem de shampoo em cor vermelha e depois se questionar:

“O que lhe chamou mais atenção?”

Se a resposta for “as embalagens amarelas” você claramente precisa de uma avaliação psicológica ou é portador de daltonismo.

Obviamente a resposta mais comum seria a embalagem vermelha que chamaria atenção, pois o diferencial – a singularidade – é o que os consumidores procuram.

Claramente um produto/empresa não é composto só por fatores visuais, pois além de características, existem as vantagens e os benefícios, mas sempre devesse focar no diferencial de todos estes fatores.

Você pode ler mais sobre Visual Merchandising no nosso blog: Clique aqui

 

2- Cores

Existem estudos atuais que comprovam a existência de uma influência das cores no emocional (que está diretamente ligado à tomada de decisões).

Cores são uma característica que podem promover conforto, medo e até mesmo desejo, ou você achava que as clinicas de saúde são pintadas de branco por pura Psicomarketingestética?

Não! É uma estratégia para promover conforto e confiança dos pacientes durante a espera por uma consulta ou exame.

Sendo assim, a busca por cores vivas e chamativas como amarelo, azul claro e rosa pode ocasionar um euforia, alegria e felicidade ao cliente, já as cores mais equilibradas como azul escuro, verde e vermelho podem proporcionar uma sensação de conforto, confiança e reflexividade ao individuo.

Vale ressaltar que o uso das cores deve ser consciente e relacionado ao tipo de mensagem que você busca passar ao cliente.

As cores podem ser utilizadas tanto na pintura de uma parede da empresa quanto nos produtos divulgados.

São especialistas nestas dicas (1 e 2) os designers (de produto, de interiores e digitais) e os publicitários.

 

3- Comunicação

 

É a ponte entre cliente-empresa.

Uma empresa que foca suas atividades no bem-estar do cliente perante suas ações e produtos promove confiança e a tão desejada fidedignidade do cliente.

Pense que você esta na beira de um penhasco, para atravessar para o outro lado, você utilizará uma corda da primeira vez e na segunda você irá construir uma ponte melhor.

No “vai e vem” desta travessia, em certo ponto a ponte poderá se tornar de concreto.

A relação cliente-empresa é feita desta maneira: A primeira passagem/ação é simples e arriscada e somente com a compreensão do cliente (adquirida com a comunicação) é possível reforçar essa conexão até que a passagem seja segura e fixa.

 

4- Sistemas de recompensas

 

Todas as relações são formuladas por interesses em comum e o mundo do comércio não é exceção; Precisasse ter uma recompensa desta empresa para este cliente e do cliente para a empresa.

Um exemplo é ter qualidade no produto, pois se um cliente recebe resultados positivos vindos do produto/ação da empresa ele se sente recompensado e que aquele investimento foi benéfico e logo, investirá novamente. 

A empresa receber esse feedback do cliente é essencial, pois torna-se uma recompensa e motivo para melhorar ainda mais a qualidade do produto/ação.

 

Estas dicas são algumas das milhares possíveis para se utilizar no marketing com a auxílio da psicologia, mas elas somente irão funcionar através da obtenção de um perfil dos clientes e, este perfil só será adquirido após uma longa utilização destes caminhos.

Irão haver falhas, perdas e muitos dias chuvosos nesse caminho, mas lembre-se:

“Após a tempestade sempre surge um arco-íris” e dias melhores virão.

PsicomarketingNão se apegue aos baixos, mas também não os desconsidere!
Seja sempre a sua melhor versão!

E utilize do seu melhor para crescer cada vez mais!

 

Espero que tenha sido útil <3

João Furtado – Redator Like

 

 

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.