Você está visualizando atualmente Answer The Public: A ferramenta aliada na produção de conteúdo!

À medida que a otimização do mecanismo de pesquisa evolui, quem atua na produção de conteúdo precisa se concentrar no que as pessoas buscam online. E nesse aspecto, a ferramenta Answer The Public é fantástica!

Nunca é demais lembrar que o marketing de conteúdo eficaz depende da criação de material útil e envolvente. Mas mesmo o melhor artigo não será lido se estiver respondendo a uma pergunta que ninguém está fazendo. 

Portanto, antes de começar a discutir tópicos e apresentar títulos, você precisa saber exatamente o que seu público-alvo está procurando, e é aí que entra o Answer The Public.

Para explicar como funciona essa ferramenta — e que usamos muito aqui na Like para nossas estratégias de conteúdo — confira o artigo abaixo!

O que é o Answer The Public?

Answer the Public é uma ferramenta inteligente de percepção do consumidor que combina as pesquisas sugeridas do Google e as visualiza no que poderia ser chamado de nuvem de pesquisa. 

Organizadas em categorias como o quê, onde e por que, essas nuvens de pesquisa fornecem uma visão geral das perguntas que as pessoas estão digitando nos mecanismos de pesquisa em seus vários dispositivos.

Além disso, esse tipo de informação é inestimável para os profissionais de marketing e para quem atua com produção de conteúdo pelos seguintes motivos:

  • Ele permite que você conheça seu público 
  • Você a direciona sua pesquisa de palavras-chave
  • Ajuda a otimizar frases-chave de cauda longa
  • Ajuda a responder perguntas que podem levar você aos trechos em destaque do Google
  • Permite que você elabore uma estratégia de conteúdo
  • Dá novas ideias de conteúdo para produzir

No entanto, devido às mudanças recentes no algoritmo do Google ainda 2019, vimos evidências de que a necessidade de classificação para consultas de pesquisa de cauda longa aumentou. Se esta ferramenta gratuita ainda não era importante, agora se tornou essencial!

Leia também::: Como se livrar do bloqueio criativo?

Como usar o Answer The Public

O primeiro passo é acessar o site do Answer The Public. Ele conta com a versão paga, e também a gratuita, que já é bastante útil se você não precisar fazer muitas pesquisas.

Então no campo de pesquisa você digita qual palavra ou tema deseja pesquisa, seleciona o país e a língua. E em questão de segundos ele apresentará um mapa com todos os termos mais populares buscados sobre a palavra-chave inserida.

Você também pode inserir “curingas” usando os símbolos _ e *, solicitando ao Google que preencha os espaços em branco em sua consulta.

Quanto mais variações tentarmos, mais ideias teremos para o conteúdo, e podemos ter certeza de que há um volume de pesquisa por trás de cada consulta, pois todas são geradas a partir de perguntas que estão realmente sendo feitas. 

Answer The Public é, essencialmente, uma ferramenta de preenchimento automático automatizado. Ou seja, ele segue o mesmo processo que acabamos de descrever para identificar possíveis tópicos de conteúdo, experimentando diferentes variações de suas palavras-chave. 

Os resultados são então exibidos, separados de acordo com as variações usadas para criá-los: os “porquês” são separados dos “comos” e mostrados em uma imagem bastante intuitiva.

Leia também::: 10 ideias de posts na produção de conteúdo que sempre funcionam

Crie ótimos conteúdos

AnswerThePublic dá a você o que você precisa saber para criar o conteúdo que seu público quer. Mas simplesmente usar a ferramenta não se transforma em resultados magicamente. 

São apenas dados. Você tem que pegar as informações e determinar ativamente qual conteúdo criar e realmente colocar a mão na massa e criar o conteúdo.

Além disso, como mencionamos lá no início, usamos essa ferramenta para entender o que as pessoas estão buscando. Com base nas respostas, elaboramos nossa estratégia e aí entram em cena nossos redatores, que transformarão essas pesquisas em conteúdos.

Por exemplo, o resultado é que quando novas pesquisas forem feitas nos mecanismos de busca, os conteúdos produzidos pela Like estão bem ranqueados dentro do Google, maximizando a chance de serem clicados pelas pessoas.

Portanto, usando ferramentas como AnswerThePublic, você pode ter um brainstorming instantâneo ao seu alcance para ajudá-lo a ter ideias. 

Mas pode ajudá-lo a descobrir ângulos esquecidos sobre os tópicos que você acha que já escreveu cerca de 99 vezes diferentes.

Dessa forma, experimente a versão gratuita de AnswerThePublic e veja por si só como ele pode ser bastante útil também para sua estratégia de conteúdo. E para mais dicas e informações sobre marketing digital, siga a Rejane Toigo no Youtube!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.