Você está visualizando atualmente Cinco sinais de que a sua empresa não usa as redes sociais como deveria

Você já pensou que todos os esforços e os investimentos em redes sociais podem se perder devido a alguns erros?

Criar um perfil para sua marca em redes sociais como Facebook, Instagram ou YouTube é importante, mas não suficiente para conquistar mais clientes

Nutrir a audiência com conteúdos relevantes faz que seus produtos e serviços sejam lembrados de forma positiva.

Conheça os erros mais comuns que as empresas cometem nas redes sociais. Aproveite para conferir se está tudo certo com o marketing digital do seu negócio e aprenda o que não fazer.

1. Não definir estratégia

Planejar é fundamental para o sucesso dos trabalhos em diversas áreas, inclusive no marketing digital.

Definir em quais redes sociais a empresa vai manter perfil, com que frequência haverá posts, qual pessoa ou empresa que ficará responsável pelo trabalho e mensuração de resultados são apenas alguns dos pontos que merecem atenção.

Sem estratégia, sua marca corre o risco de produzir conteúdo sem qualidade e decepcionar a sua audiência.

2. Ignorar as preferências da sua persona

Toda a estratégia de conteúdo para redes sociais deve ser pautado em um perfil de cliente que a sua empresa almeja ou já tem. Chamamos esse perfil de persona.

O sucesso da sua comunicação depende de traçar uma estratégia de marketing totalmente focada na persona. Conheça a fundo suas dificuldades, desejos, suas preferências, e privilegie esses assuntos.

Quando sua empresa foca apenas em falar de si própria, afasta a atenção e torna-se menos interessante para a persona.

3. Usar o mesmo conteúdo para todas as plataformas

Em cada rede social, a marca deve adotar uma linguagem própria e adaptada para aquele meio. Ainda que a sua persona use Facebook e YouTube na mesma proporção, não quer dizer que o mesmo conteúdo em vídeo seja válido para os dois.

Quem está no Facebook, espera formatos de conteúdos mais rápidos. Em vez de postar seu tutorial de vinte minutos direto no Facebook, que tal fazer uma edição criativa adaptada à rede? Deixe a versão na íntegra para o Youtube.

Essa lógica vale para todas as redes sociais. Adapte seu conteúdo para cada ocasião.

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4. Deixar os seguidores sem resposta

Trabalhar com redes sociais exige tempo. Além da dedicação à produção de conteúdo, postagens e análise dos resultados, lembre-se que a sua audiência vai enviar mensagens para sua empresa por meio das redes sociais.

Responder às mensagens recebidas é educado, garante a conquista e fidelização dos clientes. Ao ignorar as mensagens dos clientes, parece que sua empresa não se importa com eles. Então, por que comprariam de você?

5. Deixar de fazer conteúdos em vídeos

Vídeos são poderosos na hora de conquistar a sua audiência. Atualmente, todas as redes sociais aceitam vídeos, portanto, você pode alcançar a sua persona independente de onde ela estiver.

Não é necessário contar com grande estrutura para gravar seus vídeos. Comece com o que você já tem. Os próprios celulares já vêm de fábrica com câmera e microfone de qualidade.

Vídeos conectam mais que imagens, e imagens conectam mais que textos – você deve estar careca de saber. E vídeos servem para todas as etapas de encantamento do cliente, desde a atração até a conversão e o pós-venda.

Caso julgue não ter tempo ou capacidade de produzir vídeos, vale a pena contratar alguém que faça o trabalho. Com certeza sua concorrência já está trabalhando nisso.

Identificou algum sinal de que sua empresa não está usando as redes sociais tão bem quanto poderia? Corrija esses erros o mais rápido possível para garantir o crescimento da sua marca.

Se você quer produzir conteúdos mais relevantes, porém, não sabe por onde começar, recomendo que siga meu instagram e também faça sua inscrição para o curso Criadores de Conteúdo. Assim que estiver disponível para a formação de turmas, você será avisado imediatamente. Preencha aqui o formulário.

Também convido você a assistir o vídeo abaixo e se inscrever em meu canal do YouTube, onde posto vídeos toda semana.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.