You are currently viewing Manter a produtividade em home-office é um desafio pra você?

Manter a produtividade no trabalho home-office é um desafio para a maioria das pessoas. Focar naquilo que precisa ser feito, sem perder a atenção com coisas da casa, pode ser um problema.

E diante da pandemia do coronavírus, o trabalho home-office estourou! Muitos viram isso inclusive como uma nova possibilidade, e assim pretendem seguir, mesmo quanto tudo se normalizar.

Em outros casos, são profissionais autônomos, como criadores de conteúdo, que da própria casa atendem clientes espalhados pelo Brasil e pelo mundo. 

Mas o dilema é manter a produtividade em alta, sem procrastinar ou desviar a atenção. Para saber como conseguir isso, confira o artigo com algumas dicas que separamos para você!

Prepare-se para o trabalho

Não é porque você está trabalhando de casa que  você não precisa seguir uma rotina e se preparar para o trabalho. 

Por exemplo, muitos acham que o traje perfeito para o home-office é o pijama. Aliás, vestir-se bem é algo com que as pessoas não se preocupam enquanto trabalham em casa.

Mas não é assim que deveria ser. Você deve se preparar para o trabalho como costuma fazer. Mas não precisa ser terno e gravata, apenas tire sua roupa de dormir. 

Um mero ato de trocar de roupa lhe dará um sinal para acordar e terminar o trabalho.

Vestir-se inclui todas as tarefas baseadas na aparência — tomar banho, arrumar o cabelo e pouca maquiagem. Esses fatores fazem você parecer apresentável.

Além disso, trabalhar em casa certamente não significa que as pessoas não possam vê-lo. Você pode ser solicitado a comparecer a videoconferências, que são muito comuns atualmente.

Tenha um espaço para o trabalho

Compartilhar a mesa da cozinha com sua área de trabalho é uma péssima escolha. Se for trabalhar de casa, e queira manter sua produtividade em alta, dê preferência para um espaço onde não tenha sua atenção compartilhada com outras coisas da casa.

Pode ser na sala, no quarto, ou em um escritório em casa. E preferencialmente que tenha porta!

Quando o ambiente lhe dá vibrações de trabalho, sua atenção tende a mergulhar junto com sua eficiência. 

Um espaço de trabalho dedicado permitirá que você se mantenha orientado para o trabalho, proporcionando um ambiente produtivo. Além disso, a concentração é a chave para resultados eficazes.

Leia também::: Como se tornar um influenciador digital na era do conteúdo?

Mantenha uma rotina de trabalho

Por exemplo, imagine que você ainda trabalha presencialmente. Você levanta todo dia às 6h30, toma um banho, toma o café, escova os dentes, se arruma, dá tchau para as pessoas que convivem contigo na mesma casa, e vai para o trabalho.

No home-office a rotina deve ser a mesma, com a única diferença que, quando você dá tchau, você não entra no carro: apenas entra na sua sala e fecha a porta.

É importante também que você estabeleça horários. Uma pausa para o café às 10h. O almoço ao meio-dia. O encerramento do expeciente às 18h.

Quando se está em casa se está em casa e sua mente está totalmente voltada para o trabalho, é bem possível que você não perceba a quantidade de tempo que se passou.

Esta é uma prática prejudicial à saúde. Ser um workaholic é bom, mas dentro do horário de trabalho. Você não precisa exagerar.

Além disso, o equilíbrio geral entre a vida pessoal e profissional é um fator muito importante quando se trabalha em casa. Sua vida pessoal é tão importante quanto sua vida profissional, e fundamental para manter sua produtividade em alta.

Se você não seguir um horário de trabalho organizado , também perderá sua vida social.

Mantenha uma boa alimentação

Uma das vantagens de trabalhar em casa é o acesso gratuito à cozinha. Assim que chega a hora do intervalo, você gravita em torno dele para pegar alguns lanches.

Seguir uma dieta saudável é muito essencial quando se trabalha. Portanto, você deve comer alimentos que o ajudem a funcionar melhor, em vez de esgotar sua energia.

Dê preferência por alimentos nutritivos e que lhe dêem energia, como se estivesse no escritório. Resista às tentações de biscoitos recheados, salgadinhos e outros alimentos que existem em casa.

Esse equilibrio é fundamental para que seu corpo siga em alto nível e sua produtividade também permaneça nas alturas.

Siga uma programação

Você certamente está familiarizado com o termo Lista de tarefas pendentes. O que é isso exatamente?

Nada mais é que uma lista de tarefas a serem concluídas no dia seguinte, organizadas em ordem de prioridade. Um planejador é mais ou menos a mesma coisa.

Ao trabalhar remotamente, recomenda-se que você acompanhe como você gasta cada hora do dia. 

Ou seja, o auto-rastreamento permite que você entenda quando está mais produtivo e também onde está desperdiçando seu precioso tempo.

A criação de uma lista de tarefas permite que você acompanhe seu progresso com eficiência. Você pode então escolher fazer as tarefas mais críticas em suas horas mais produtivas.

O trabalho remoto exige que você se responsabilize por cada minuto de trabalho que lhe foi atribuído e priorizar e programar seu trabalho pode lhe dar os melhores resultados.

Tenha regras para os membros da família

Não é porque você está em casa que não está trabalhando. Por isso, é importante definir regras claras para os demais membros da família.

Tenha uma conversa aberta com seus familiares e explique as expectativas da cultura de trabalho em casa. Estabeleça regras claras para as crianças, dizendo-lhes o que devem ou não fazer.

Leia também::: A diferença entre se inspirar e plagiar

Tenha mais produtividade, mesmo de casa!

Esperamos que as dicas acima realmente ajudem você a aumentar sua produtividade, mesmo trabalhando em home-office.

Dessa forma, você poderá explorar ao máximo essa possibilidade, e quem sabe não se torna sua nova forma de trabalho futuro.

Mas se quiser mais dicas de como manter a produtividade em alta, mesmo no home-office, confira esse vídeo que a Rejane Toigo preparou para seu canal no Youtube. É só dar o play abaixo!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.