Você está visualizando atualmente O segredo é criar conteúdo compartilhável

Como que produzimos um conteúdo que as pessoas têm um desejo enorme de compartilhar? É aí que entra o papel do criador de conteúdo, que precisa ter um diferencial.

Mas qual é esse diferencial? Às vezes não é só criatividade: é preciso que o conteúdo seja relevante para a audiência. 

Para isso, ao se criar um conteúdo é necessária muita pesquisa, conhecer quem é um público-alvo e entregar a essa audiência respostas para suas dúvidas?


Mas é só isso? Claro que não! Para saber mais, confira o artigo que preparamos abaixo!

O poder do engajamento

A busca da grande maioria das pessoas é pelo engajamento nas redes sociais. Mas vemos ainda muitas pessoas confundindo isso, achando que engajamento são likes e comentários.

Mas vamos lançar a real: likes e comentários não são um engajamento muito importante!

Engajamento de respeito são os compartilhamentos e salvamentos. Isso que o Instagram enxerga como um post de relevância!

Além disso, o conteúdo compartilhado traz novas pessoas para seguir seu perfil. Quando elas veem seu conteúdo compartilhado, elas acabam visitando seu perfil e se gostam daquilo que você posta, vão lhe seguir.

Leia também::: Como se tornar um influenciador digital na era do conteúdo?

Como criar conteúdos compartilháveis?

Criar esses conteúdos compartilháveis, que cativem a audiência, é um dos desafios do criador de conteúdo.

Conteúdos que viralizam é um dos caminhos. E inclusive, um estudo publicado em 2011 por Jonah Berger demonstrou que as pessoas costumam compartilhar histórias, notícias e informações com as pessoas ao seu redor. 

Por exemplo, o estudo indica que sentir medo, raiva ou diversão leva as pessoas a compartilhar notícias e informações. Essa alta excitação e ação está por trás das altas emoções que tais conteúdos proporcionam.

Ou seja, aquele conteúdo que você postou proporciona muita excitação para quem lê, e automaticamente ela vai querer compartilhar isso com mais pessoas.

Crie publicações com personalidade

Crie conteúdo com personalidade! Isso também atrai as pessoas para seus posts. Ou seja, as pessoas costumam pensar que precisam aparecer ou se filtrar no Instagram para serem a versão mais perfeita de si mesmas. 

Mas basta ser você!

Ser engraçado e deixar sua personalidade brilhar. As pessoas gostam de sentir que conhecem quem você é de verdade.

Por isso, criador de conteúdo, certifique-se de que seus posts injetam a personalidade dos seus clientes nelas e sejam cativantes, simples e valiosos.

Mas quando esse ponto é alcançado, as pessoas criam maior identificação com o perfil. E essa proximidade faz também com que o conteúdo se torne compartilhável.

Leia também::: Qual é o volume de conteúdo ideal para o Instagram?

Entregue algo valioso

Quando falamos em entregar algo valioso não é fazer um sorteio! É produzir um conteúdo que dê a quem está lendo a sensação de que aquilo lhe foi útil.

Tire uma dúvida, apresente uma nova pesquisa, exponha seu ponto de vista. Mas produza um conteúdo valioso com sua audiência.


Mas para quem acompanha no perfil da Like no Instagram, verá que sempre compartilhamos um conteúdo relevante. E como nosso público é voltado ao marketing digital, é sobre isso que falamos lá.

E o resultado, meus amigos e amigas, é maravilhoso! Temos altíssimas taxas de engajamento com nosso público.

Use a criatividade

Criar conteúdo criativo no Instagram não é apenas para a estética do feed, mas também uma ferramenta útil para ajudar o crescimento da sua conta.

Portanto, compartilhar no Instagram — e inspirar as pessoas a compartilhar seu conteúdo de novo — pode parecer muito difícil. 

Mas com intenção e uma estratégia inteligente do Instagram, você pode criar conteúdo que não apenas inspire as pessoas a compartilhar, mas faça com que elas voltem para mais para seu perfil.

Esperamos que o conteúdo sobre como criar conteúdo compartilhável tem lhe sido útil. E para você que deseja se tornar um criador de conteúdo de sucesso, confira nosso curso online! Basta clicar no botão abaixo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.