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O social media precisa ter um nicho de atuação? Tudo depende! E são vários os fatores que precisam ser considerados para uma resposta sobre esse tema.

Aqui na Like hoje somos especialistas na área da saúde, e por isso podemos dizer que hoje esse é um dos nossos nichos.

Mas nem sempre foi assim. Quando a agência iniciou, foi como outras agências: pegávamos clientes de várias áreas.

Até que com o tempo fomos nos especializando na área da saúde e hoje podemos dizer que essa área passou a ser nossa referência.

Para o social media tem que ser da mesma forma: ele não precisa ter um nicho para então entrar no mercado. Ao contrário: ele entra no mercado e com o tempo vai percebendo qual área tem maior domínio.

É aí que surge sua vontade de atuar em determinado nicho.

Por que você precisa escolher seu nicho?

Você pode se perguntar: por que precisa escolher nichos? 

Isso porque agora os setores procuram serviços especializados. As técnicas que podem funcionar para uma empresa podem não funcionar para outra. 

Assim, cada vez mais os clientes buscam social media que tenha conhecimento no nicho em que atuam.

Por exemplo, enquanto as estratégias de marketing digital exigidas pelo setor de saúde são muito mais regulamentadas, outras áreas são muito mais práticas e genéricas.

Em vez de tentar ser bom em tudo, é muito melhor se especializar em alguns setores. Assim você ganha uma participação significativa de mercado neles, em vez de deter uma pequena participação de mercado em um grande bolo.

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Como você escolhe um nicho?

 No que você é bom? Pelo que você é apaixonado? O que você pode ser pago para fazer?

Estas são as três perguntas de orientação frequentemente mencionadas ao determinar em que tipo de nicho como social media você deve entrar.

Você tem experiência em um determinado setor? Por exemplo, você conhece os meandros de como administrar uma empresa de contabilidade ou sabe tudo sobre doenças cardiovasculares?

Isso será um valor agregado para o seu cliente? Isso ajuda a diferenciá-lo da concorrência?

Nós preferimos pensar com uma mentalidade de abundância. Então é menos sobre derrotar alguém e mais sobre ter certeza de fornecer o melhor serviço possível.

Um setor é melhor do que outro?

Se você está fazendo esta pergunta, provavelmente está focado no aspecto financeiro como seu principal motivador. Por favor, não faça isso.

É claro que todos nós queremos ganhar milhões, mas escolhendo algo em que você tem experiência e é apaixonado, é mais provável que tenha sucesso mais rapidamente

Não tente descobrir qual setor vai pagar mais a você. Descubra as outras partes e você ficará mais satisfeito.

Dessa forma, você conseguirá produzir um conteúdo de mais qualidade, em menor tempo, e ficará mais satisfeito.

E com o tempo, verá que estará ganhando mais dinheiro por ter feito a escolha por esse nicho, ao invés de ter optado pelo que daria mais retorno financeiro no início, mas que seria um saco fazer.

Experiência e paixão são rei! Os clientes em potencial podem dizer quando você tem aquela centelha extra que realmente o torna diferente e vale a pena contratar.

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Não tenha pressa

Então social media, se você ainda não tem seu nicho de atuação, vá com calma. O processo é uma jornada e com o tempo você vai se identificando com a área que melhor gosta de atuar e onde consegue os maiores resultados.

Além disso, você não precisa estar preso a um único nicho: você pode atuar em dois, três, cinco. Mas também não abra demais o leque, senão acabará sobrecarregado.

E ao escolher o nicho, se especialize nele. Leia tudo o que encontrar sobre o tema, pesquise, se aprofunde e mostre todo o seu diferencial ao cliente.

Assim, quando esse  cliente for recomendar alguém para algum amigo da mesma área, pode ter certeza que seu nome estará em primeiro lugar.

Gostou do artigo sobre nicho para social media? Então confira também o vídeo sobre o tema que a Rejane Toigo também preparou sobre esse assunto! É só dar o play abaixo!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.