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Adicionar sua empresa ao Google Meu Negócio — seja um restaurante aberto ao público ou um salão de cabeleireiro que funciona na sua casa — é uma etapa importante para alcançar clientes, fazer conexões e, por fim, desenvolver um negócio de sucesso. 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que permite gerenciar como sua empresa aparece na pesquisa Google e no Maps. 

Além de permitir que clientes em potencial saibam a localização física de sua empresa, uma ficha do Google Meu Negócio aumentará sua visibilidade online. 

Quando os clientes procuram sua empresa no mecanismo de busca, as informações são exibidas em uma caixa que aparece nos resultados da pesquisa, conhecida como Mapa do conhecimento. 

Isso inclui o nome da empresa, localização, horário comercial e comentários de clientes. Para saber mais sobre essa ferramenta fantástica — e gratuita — segue na leitura do artigo que preparamos abaixo!

Por que criar uma conta do Google Meu Negócio?

Sua conta do Google Meu Negócio torna mais fácil para os clientes descobrirem, aprenderem e entrarem em contato com sua empresa. 

Esses são os principais benefícios de uma conta do Google Meu Negócio e, se isso não for suficiente para convencê-lo, considere as desvantagens de não ter uma:

Você corre o risco de perder clientes

Sem uma conta do Google Meu Negócio, você não tem controle sobre as informações exibidas no perfil da sua empresa. 

Inclusive, um estudo mostrou que 68% dos consumidores parariam de usar uma empresa local depois de encontrar informações incorretas online.

Você arrisca uma má reputação 

Sem uma conta do Google Meu Negócio, você não pode responder aos seus comentários do Google, que é uma seção obrigatória do Perfil da sua empresa. 

E como as avaliações são um fator de classificação do Google e a influência número um na compra do consumidor, ser capaz de gerenciá-las é fundamental.

Você perde para os concorrentes 

Um Perfil de Negócio vazio ou básico é semelhante a uma vitrine descuidada. Se você não cuidar de seus negócios, como os consumidores podem confiar que você cuidará deles? 

É muito mais provável que eles cliquem e se envolvam com um Perfil de Empresa nos resultados da pesquisa que contém muitas informações atraentes e parece animado.

Você perde classificação na SERP

O Google classifica os Perfis de Negócios de acordo com sua qualidade na SERP (Search Engine Results Page ou apenas página de resultados dos motores de busca).

E um Perfil de Negócios sozinho não é suficiente. Ele precisa ser gerenciado por meio de uma conta do Google Business, no entanto, pode ser otimizado para se classificar acima dos concorrentes em pesquisas de palavras-chave relevantes.

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Como otimizar sua publicação

Colocar as informações básicas em sua página do Google Meu Negócio é fantástico, mas é apenas o primeiro passo. 

Se você deseja se destacar da concorrência, é necessário otimizar seu perfil para ajudar o Google e os pesquisadores a entender mais sobre sua empresa.

Colocando dessa forma, quanto mais o Google sabe sobre você, mais tipos de pesquisas sua listagem aparecerá e mais pessoas verão o que você tem a oferecer. Por isso, você deve: 

Adicionar o máximo de detalhes possível

Enquanto você configura seu Google Meu Negócio, faça o possível para preencher todas as categorias e responder a cada pergunta.

Sim, isso leva tempo e pode ser entediante. Mas vale a pena por dois excelentes motivos:

  • Você deseja que os clientes em potencial encontrem as informações essenciais na primeira vez que virem sua empresa, por exemplo, horário de funcionamento, site, localização. Se não fizer isso, eles irão direto para seu concorrente.
  • Se você não adicionar informações à sua postagem, outras pessoas podem fazer isso por você. O Google convida os usuários a adicionar as informações que faltam à sua listagem e sugerir edições. Este é um risco enorme.

Escreva uma descrição atraente da empresa

No ano passado, o Google anunciou que agora você pode incluir uma descrição da empresa na sua ficha do Google Meu Negócio.

Por isso, certifique-se de escrever a descrição da sua empresa de uma forma que coloque as informações mais importantes, as palavras-chave e a sua localização perto do início da descrição. 

Especialmente porque, embora você tenha 750 caracteres, apenas 250 aparecem antes de serem cortados.

Adicione fotos e vídeos que mostrem sua empresa

Por que você deve adicionar fotos? Vamos deixar o Google explicar:

“Empresas com fotos recebem 42% mais solicitações de instruções de direção para sua localização de usuários no Google, e 35% mais cliques em seus sites do que empresas que não têm fotos.”

Mas também já sabemos que o conteúdo com melhor desempenho, em termos de engajamento, em todos os setores e todas as geografias é o vídeo de formato curto.

Adicionar vídeos ao Google Meu Negócio provavelmente afetará sua classificação e permitirá que você se conecte com os clientes em um nível totalmente novo.

Responda a comentários – positivos e negativos

O poder das análises online é segredo. Por exemplo, as análises afetam as classificações dos resultados de pesquisa, a confiança do consumidor, as taxas de cliques e as conversões.

Assim como no Facebook, os comentários na página do Google podem ser um fator decisivo para o envolvimento ou não do usuário com sua marca.

Agora você pode pedir comentários aos seus clientes. Mas receber avaliações é apenas o começo. Você também precisa responder aos comentários — todos eles, bons e ruins.

Isso não apenas mostra que você aprecia os comentários, mas também mostra aos clientes em potencial que você se preocupa em melhorar seu negócio.

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Aumente a visibilidade do seu negócio

Ao adicionar sua empresa ao Google Meu Negócio, você não apenas fornecerá uma maneira fácil para os clientes encontrarem sua empresa por meio da pesquisa local, mas também se pontuará de forma consistente para, no final das contas, fazer mais vendas.

Espero que tenha gostado do artigo sobre a importância do Google Meu Negócio para atrair mais clientes e, para saber como cadastrar sua empresa, confira o vídeo que a Rejane Toigo preparou para seu canal do Youtube!

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.