Você está visualizando atualmente O que é o marketing de oportunidade e como usá-lo?

O Marketing de Oportunidade é um ramo dentro do marketing digital que visa aproveitar algum fato novo e muito comentado pelo seu público-alvo, para divulgar sua marca, produto ou serviço. 

E agora em véspera de Copa do Mundo, o que mais vemos por aí são ações de marketing de oportunidade.

A novidade marcante pode ser, por exemplo, um evento inusitado, uma data comemorativa ou uma falta de jeito do seu concorrente. 

No artigo que compartilhamos abaixo, explicamos de forma mais detalhada o que é o marketing de oportunidade, e como usá-lo em sua estratégia digital. Confira!

O que é o marketing de oportunidade?

Philip Kotler antecipou que a oportunidade era um dos ingredientes necessários para o sucesso do marketing e sua eficácia meramente pragmática.

No entanto, a verdadeira questão tem a ver com o ‘timing’ ou o momento certo para realizar uma ação de marketing ou alocar os recursos necessários às oportunidades de mercado que surgem.

Antes de começar, há algumas premissas que devemos considerar:

  • Sem uma preparação adequada, você não conseguirá aproveitar as oportunidades mesmo que elas passem despercebidas.
  • É necessário aprender e treinar sua mente para detectar essas oportunidades.

No final das contas, o marketing de oportunidade consiste em utilizar as variáveis ​​do ambiente como insights para desenvolver uma ação que gere ou promova uma atividade favorável para sua empresa/negócio.

Abaixo, compartilhamos cinco aspectos fundamentais que todo Social Media deve considerar para otimizar sua estratégia utilizando o marketing de oportunidade.

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1. Preparação é essencial

Você deve preparar sua mente e seus recursos disponíveis. Quando falamos de oportunidade devemos ser capazes de agir rapidamente (praticamente imediatamente). 

Se temos a preparação mental para executar uma ação, mas não temos os recursos necessários para fazê-la, simplesmente teremos que deixá-la ir. 

E vice-versa: se você tem os recursos, mas não consegue bolar o plano certo, o resultado será o mesmo. 

Leia, aprenda. Quanto mais preparado você estiver, maior será o seu nível de realização.

2. Estude o ambiente

As oportunidades estão aí, mas é preciso saber observar. Mantenha a mente aberta e 100% de foco na observação. 

Prepare seu ambiente para poder ter olhos nos lugares certos e nas suas áreas de interesse e crie seus sistemas e metodologias para poder agir quando detectar uma boa oportunidade.

3. Use a criatividade

A inovação é uma parte fundamental do marketing de oportunidade. Você deve ser capaz de criar uma estratégia única e original que surpreenda seu mercado. 

Capte o interesse do seu público e, acima de tudo, consiga resolver problemas (tanto dos seus clientes como da sua própria atividade) de forma rápida e eficiente.

4. Não há medo

Depois de identificar uma oportunidade e decidir aproveitá-la, vá até o fim! Imagine que você é o ‘super-herói’ que vai salvar o dia com suas estratégias brilhantes e sair da zona de conforto em que provavelmente seus concorrentes estão. 

Esse será o elemento de diferenciação entre você e sua concorrência. Lembre-se que “quem bate primeiro bate duas vezes”.

5. Seja único

Por fim, seja autêntico! As mensagens de marketing de oportunidade referem-se sempre à exclusividade de uma oferta, uma data específica, quantidades limitadas ou simplesmente à própria oportunidade. 

É fundamental tornar essa diferença perceptível e tornar-se, não diferente dos seus concorrentes, mas único para o seu público-alvo.

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Aproveite o marketing de oportunidade em sua estratégia

Todo Social Media que deseja se destacar no mercado precisa ser criativo e estar atento às oportunidades que surgem à sua frente.

Ao usar o marketing de oportunidade em sua estratégia digital, conseguirá obter melhores resultados e engajar e encantar ainda mais seu público.

Espero que tenha compreendido o que é o marketing de oportunidade e como usá-lo. E se você deseja ser um Social Media ainda mais completo e ver seu faturamento disparar, clique no botão abaixo e confira nosso curso “Formação em Social Media”.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.