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Você provavelmente já ouviu falar diversas vezes sobre a importância de estar entre os primeiros resultados dos mecanismos de busca. E para conseguir isso, é importante entender a importância do SEO.

Essa sigla quer dizer Search Engine Optimization, ou Otimização de Mecanismos de Busca em português. 

O SEO é composto de vários elementos, e saber o que são e como funcionam é a chave para entender por que o SEO é tão importante. 

Resumindo, ele é crucial porque torna seu site mais visível, e isso significa mais tráfego e mais oportunidades de converter clientes em potencial em clientes. 

Então meus queridos, no artigo abaixo explicamos o que é e qual a importância do SEO para sua estratégia de marketing digital. Bora conferir?

O que é SEO?

SEO é, basicamente, um conjunto de regras para otimizar o seu site, de forma que ele possa alcançar classificações mais altas nos resultados orgânicos dos buscadores. 

Em linhas gerais, é o que faz seu site aparecer entre as primeiras posições quando alguém faz uma busca no Google, por exemplo.

É o processo que devemos seguir para aumentar a visibilidade do site nos motores de busca e obter mais tráfego.

SEO tem dois objetivos principais:

  • A primeira é ajudá-lo a entender o que os usuários estão procurando online, para que você possa criar conteúdo de alta qualidade para satisfazer suas intenções. 
  • A segunda é ajudá-lo a criar um site que os mecanismos de pesquisa possam localizar, indexar e compreender seu conteúdo.

Além disso, seguir boas práticas de SEO é uma ótima maneira de aumentar a qualidade de um site, tornando-o amigável, rápido e fácil de navegar.

As tarefas de SEO mais importantes têm a ver com:

  • Identificar o que os usuários estão pesquisando relacionado a seus produtos e serviços
  • Criação de conteúdo que deixará os usuários felizes
  • Fornecer os sinais certos para rastreadores e algoritmos de mecanismos de pesquisa por meio de várias técnicas de SEO

O SEO pode ser considerado uma estrutura completa, uma vez que todo o processo tem uma série de regras (ou diretrizes), várias etapas e um conjunto de controles.

Mas é claro que não apenas escrever um bom conteúdo, usar o número certo de palavras-chave, e achar que está pronto. SEO vai muito além disso!

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Palavras-chave

Já se foram os dias em que as palavras-chave eram a única técnica de SEO que importava, mas isso não significa que ainda não sejam cruciais. 

A diferença é que, hoje, as palavras-chave devem ser bem pesquisadas, escolhidas com cuidado e usadas criteriosamente em seu conteúdo para serem eficazes.

Mas o que são exatamente palavras-chave? Palavras-chave são palavras e frases que os clientes em potencial digitam no Google quando fazem uma pesquisa.

Ao realizar as principais etapas da pesquisa de palavras-chave, é importante procurar aquelas que têm altas taxas de pesquisa e baixa concorrência e escolher palavras-chave de cauda curta (como cachorro), palavras-chave de cauda longa (como pet shop para cachorros) e palavras-chave locais (pet shop para cachorros em Florianópolis) para trabalhar em seu conteúdo. 

Junto com uma palavra-chave primária ou original, você também deve ter palavras-chave secundárias e terciárias, pois elas ainda oferecerão valor ao seu negócio. 

Por fim, use palavras-chave para otimizar todos os seus títulos, URLs, meta-descrição, texto alternativo na imagem, e outros elementos de SEO na página.

SEO Local

O SEO local está se tornando cada vez mais importante à medida que mais e mais pessoas usam dispositivos móveis para pesquisa. 

Atualmente, 60% de todas as pesquisas são realizadas em um dispositivo móvel e quase metade dessas pesquisas têm intenção local.

Então, digamos que você tenha um restaurante, o SEO local garantirá que, quando as pessoas em sua área forem procurar os melhores restaurantes da cidade, elas encontrarão seu site.

Junto com o uso de palavras-chave locais, outras práticas recomendadas de SEO local incluem reivindicar listas de diretórios, criar páginas específicas de local para seu site e criar páginas para sua empresa (também chamadas de páginas de entrada ) no do Google Meu Negócio e no Google Maps.

Visibilidade e classificações

Uma das funções mais importantes do SEO é aumentar a visibilidade do seu site. Isso significa tornar mais fácil para os clientes em potencial encontrá-lo quando procuram algo que você tem a oferecer. A visibilidade está diretamente relacionada à sua classificação.

Quanto mais alta for a sua classificação na página de resultados de um mecanismo de pesquisa (SERPs), maior será a probabilidade de os clientes em potencial verem você e clicarem para acessar o seu site.

Portanto, é a chave para aumentar a classificação da sua página orgânica. Quanto mais eficazes forem seus esforços de SEO, maior será sua classificação.

Por fim, melhor será sua visibilidade, o que é especialmente importante quando você considera que um quarto dos usuários da web nunca vai além da primeira página de resultados.

Leia também::: Qualidade ou quantidade: o que é melhor na produção de conteúdo?

Melhore o SEO do seu site

Como fica claro, para se ter visibilidade na Internet, é essencial produzir um bom conteúdo. Mas também o SEO é algo que JAMAIS pode faltar!

Para isso, procure seguir as melhores dicas de SEO, garantindo que seu conteúdo sempre esteja bem ranqueado quando seus clientes pesquisarem por ele.

Espero que tenha compreendido sobre a importância de SEO para sua estratégia de marketing digital. E para mais dicas e muita informação, siga também o canal da Rejane Toigo no Youtube!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.