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Quer saber qual é uma das principais ações para implementar a sua estratégia de marketing? Criar uma persona o mais próximo possível do seu público-alvo.

Esta é uma técnica que permite conhecer as características de seus prospects e oportunidades de vendas para atraí-los para seus funis de conversão com conteúdo útil e de interesse para eles. 

Se você está interessado em saber como obter dados reais de seus clientes em potencial, confira o artigo que preparamos abaixo no qual ensinamos quais perguntas não podem faltar quando for criar uma persona.

O que é a persona?

A persona, também conhecida como perfil de comprador, é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Ela é construída a partir de dados reais. E entre as perguntas que você deve fazer para criá-la, estão:

▶Qual a idade?  

▶Qual é o sexo?

▶Que profissão ocupa?

▶Ele é casado? Já é pai ou mãe?

▶Qual sua orientação sexual?

▶Qual o grau de instrução?

▶Pratica alguma religião? Qual?

▶Qual sua descendência?

▶Que redes sociais utiliza?

▶Qual sua mídia favorita? 

▶Será que tem algum hobby?

▶Qual a forma de entretenimento favorita?

▶Ele prefere algumas marcas?

▶Quais hábitos de vida possui?

▶Será que é sedentário ou fitness?

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E agora?

Depois de fazer este exercício e responder a todas as perguntas sobre o que faz sua persona, encontre fotos de pessoas que você possa associar à sua persona. 

Fazer este exercício ajuda você a dar ainda mais vida à sua persona, e também permite que sua equipe a consiga visualizar melhor no momento de criar a estratégia perfeita.

Lembramos que com toda essa pesquisa trata-se de identificar  padrões de comportamento e semelhanças entre todas as respostas obtidas.

As personas não são perfis estáticos, mas devem ser atualizadas à medida que identificamos qualquer desvio ou mudança nos objetivos, desafios, motivações e comportamentos online de nossos clientes.

Por meio das interações que temos com prospects e clientes ao longo de seu ciclo de vida, devemos continuar coletando informações. Isso será muito útil para confirmarmos padrões ou descobrirmos novos que surgirem. 

Dessa forma podemos atualizar os perfis e adaptar as nossas estratégias de marketing tendo em conta os novos hábitos de consumo dos nossos clientes.

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Não tenha medo de criar uma persona

Não tenha medo, você não precisa ter uma resposta para todas as perguntas. De fato, se você conseguir responder a metade delas de forma confiável, conhecerá a fundo seu comprador. 

Além disso, o ideal é criar mais de uma persona, com pessoas de sexos diferentes, idades diferentes e motivações diferentes. Imagine outras situações que fariam a pessoa se interessa pelo produto ou serviço da marca que você quer divulgar.

De qualquer forma, esta é uma lista dinâmica. Você adicionaria alguma pergunta? E se quer aprofundar ainda mais seu conhecimento e se tornar um Social Media de destaque, clique no botão abaixo e se inscreva no curso “Formação em Social Media”.

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.