Você está visualizando atualmente Você sabe realmente o que é a buyer persona?

Quando criança, você pode ter tido um amigo imaginário. Provavelmente você poderia descrevê-lo nos mínimos detalhes. Nos dias de hoje, dentro do marketing pessoal, esse personagem também existe, e é chamado de buyer persona.

Ao contrário do seu amigo imaginário, esses personagens de faz de conta não existem apenas na sua imaginação e é seu amigo. Eles são uma ferramenta incrivelmente útil para direcionar seu cliente ideal.

Como um estrategista digital, é fácil se perder nos detalhes do rastreamento de suas últimas taxas de engajamento e campanhas de marketing. 

As personas do comprador lembram você de colocar os desejos e necessidades do seu público à frente dos seus e ajudam você a criar conteúdo para segmentar melhor seu cliente ideal.

E é para apresentar quem é realmente a buyer persona que preparamos o artigo abaixo. Bora conferir???

O que é uma buyer persona?

A buyer persona do comprador são esboços dos diferentes tipos de clientes que convertem para sua estratégia. 

No marketing digital usamos esse modelo de clientes ideais para criar estratégias direcionadas.

Quando usadas corretamente, as personas do comprador podem ajudá-lo a entender melhor para quem você está escrevendo conteúdo e como desenvolver campanhas específicas. 

A maioria das empresas cria entre 3-5 personas de comprador. Se você tiver significativamente mais do que isso, veja se está sendo muito específico e tente mesclar alguns grupos. 

Se você não tiver o suficiente, analise cuidadosamente os pontos problemáticos e os fatores motivadores da sua empresa. Esses fatores geralmente são fundamentais para diferenciar as personas.

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Como é uma persona do comprador?

Criar uma buyer persona envolve rever seus registros de vendas para obter uma imagem clara do tipo de pessoa que adquire produtos ou serviços do seu cliente. 

Você deseja responder a perguntas-chave sobre esse tipo de cliente que podem ajudá-lo a identificar os pontos problemáticos e as motivações que os levaram a comprar os produtos e serviços.

Quando você entende o que as pessoas estão procurando quando encontram seu cliente, você poderá criar campanhas de marketing mais direcionadas.

Muitas vezes, pode ser útil ir além de apenas delinear as diferentes motivações de uma persona. As marcas devem entender as funções que esses clientes têm em suas organizações, incluindo seus orçamentos e histórico. 

Quanto mais informações você puder preencher para sua persona, mais fácil será imaginar essa persona como uma pessoa real para quem você está vendendo, em vez de apenas um pensamento abstrato.

E como criar uma buyer persona ideal?

No processo de elaboração de estratégia para um cliente, uma das etapas mais importantes é definir a buyer persona do projeto. E para isso, será preciso responder algumas perguntas:

  • Analise seus clientes anteriores e pesquisas de mercado para saber quem tem mais probabilidade de segmentar sua marca
  • Use essas informações para criar um perfil completo de um tipo específico de cliente, incluindo seus pontos problemáticos e motivações
  • Entreviste e faça pesquisas com clientes para preencher quaisquer lacunas e criar uma imagem completa
  • Procure criar 3-5 personas
  • Use essas personas para orientar seus esforços de marketing

As buyer personas do comprador podem ser muito úteis para as marcas entenderem para quem estão comercializando e para o que responderão melhor. 

Reserve um tempo para detalhar os clientes do projeto e identificar os tipos de pessoas que você precisa segmentar para aprimorar seus esforços de marketing. 

Em seguida, combine suas personas com a jornada do comprador para criar campanhas de marketing direcionadas.

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Agora é mãos à obra!

Entendeu o que é buyer persona, e qual sua importância para qualquer estratégia de marketing bem-sucedida?

Esperamos que sim! E se quiser aprofundar ainda mais seu conhecimento e ir além da buyer persona, conheça também nosso curso “Estrategista Endinheirado”. Para saber mais, clique no botão abaixo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.