Você é daqueles que se pergunta porque seu perfil no Instagram não cresce? Sofre para conseguir mais engajamento, mas não sabe para que lado ir?
Então vamos lhe contar uma verdade: a culpa é sua, e não do algoritmo!
Isso mesmo! Vemos muitas pessoas culpando o pobre do algorítimo do Instagram para justificar sua falta de engajamento, de não ter novos seguidores
Mas o problema pode estar no seu conteúdo. Ele é realmente atraente?
Para responder essas suas dúvidas, e também apresentar formas de ter mais engajamento no seu perfil, confira o artigo a seguir!
Fale com a pessoa certa
O primeiro motivo para o baixo engajamento é você não estar falando a coisa certa para seu público.
Por exemplo, você sabe quem é seu público, o que eles querem de você? Se você é um dentista, não adianta falar sobre construção civil.
Não é isso que sua audiência espera de você, e é claro que não vão se conectar à sua mensagem.
Por isso, se você é dentista, fale sobre odontologia! É por isso que as pessoas te seguem, e é por isso que mais pessoas vão lhe seguir.
Sei que parece óbvio, mas ainda vemos muitas pessoas que não sabem ao certo ainda o que falar em seus perfis, e acham que não crescem por culpa do algorítimo.
Impacte seu público
A segunda razão para não ter engajamento, e consequentemente não ver seu perfil crescer, é a falta de impacto.
Conteúdo sempre “aguinha com açúcar” não segura ninguém. E não só o texto é importante, mas suas imagens também!
Ela precisa prender a atenção do seu público, despertar o interesse para seu conteúdo. Se você não se preocupa com isso, lamentamos em dizer, mas não terá mais seguidores.
Ao contrário, é grande as chances inclusive de perder o que já tem.
Estilo de linguagem
Outro motivo é a falta de conexão do seu público com sua linguagem. Se você conhece quem é seu público, deve saber qual o estilo de linguagem que eles preferem.
Por exemplo, compreender o tom e estilo de linguagem vai variar conforme seu público.
Não pode ser rebuscado se seu público é mais descolado. E também não pode ser cheio de gírias se seu público for mais culto.
Saber usar o tom certo, na dose certa, pode ser bastante útil para seu engajamento.
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Textos chatos
Ninguém gosta de texto chato. E por isso, eles não engajam. No Instagram, o segredo é conversar com seu público, contar uma história, falar de si. Isso dá resultado.
É saber como abordar os assuntos, não ser muito jornalístico, e ser mais informal, mas despertando o interesse pelo texto.
Você precisa acrescentar algo à vida da pessoa, tirar suas dúvidas e apresentar soluções. Mas sem ser chato.
Conteúdo compartilhável
Também é importante que seu conteúdo seja compartilhável. Quanto mais pessoas comentam, marcam amigos, salvam e compartilham suas postagens, melhor.
O Instagram entenderá que seu conteúdo é relevante, e o entregará para mais pessoas da sua audiência.
Além disso, outras pessoas que ainda não o seguem, quando veem seu conteúdo compartilhado por alguém, passam a ter interesse e podem também passar a lhe seguir.
Para saber quais conteúdos geram mais engajamento, analise as métricas do seu Instagram e invista nesse tipo de material.
Use as ferramentas
O Instagram tem várias ferramentas além da postagem no feed. Há o IGTV, o Reels, os stories, e também as lives.
E quanto mais você usar todas as possibilidades do Instagram, mais ele vai entregar seu conteúdo para sua audiência.
Vídeos também são uma parte importante para o engajamento e fazer seu perfil do Instagram crescer.
Por isso, perca a vergonha e comece e gravar vídeos, fale sobre os assuntos que sua audiência tem interesse.
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Ciclo de aprendizagem
Por fim, e mais importante, é o ciclo de aprendizagem. Ele diz respeito ao tipo de conteúdo que você entrega: há conteúdos superficiais, levemente aprofundados, e super profundos.
Se sua audiência se interessa pelo tema que você aborda, mas sempre os trata de forma muito superficial, logo eles deixarão de lhe seguir.
Por isso, é necessário ir aprofundando os temas, trazer novas informações, e assim você manterá o engajamento do seu perfil.
Aplique e melhore seu engajamento
Conseguiu compreender como melhorar o engajamento do seu perfil e ter mais seguidores? Se aplicar essas técnicas, temos certeza que você terá melhores resultados.
Mas se você quer aprender a criar um conteúdo cada vez melhor, que faça o perfil do seu Instagram se diferenciar, ou mesmo aplicar isso em seus clientes de social media, conheça nosso curso de Criadores de Conteúdo.
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