Você está visualizando atualmente E quando o perfil não cresce?

Você é daqueles que se pergunta porque seu perfil no Instagram não cresce? Sofre para conseguir mais engajamento, mas não sabe para que lado ir?

Então vamos lhe contar uma verdade: a culpa é sua, e não do algoritmo!

Isso mesmo! Vemos muitas pessoas culpando o pobre do algorítimo do Instagram para justificar sua falta de engajamento, de não ter novos seguidores

Mas o problema pode estar no seu conteúdo. Ele é realmente atraente?

Para responder essas suas dúvidas, e também apresentar formas de ter mais engajamento no seu perfil, confira o artigo a seguir!

Fale com a pessoa certa

O primeiro motivo para o baixo engajamento é você não estar falando a coisa certa para seu público. 

Por exemplo, você sabe quem é seu público, o que eles querem de você? Se você é um dentista, não adianta falar sobre construção civil. 

Não é isso que sua audiência espera de você, e é claro que não vão se conectar à sua mensagem.

Por isso, se você é dentista, fale sobre odontologia! É por isso que as pessoas te seguem, e é por isso que mais pessoas vão lhe seguir.

Sei que parece óbvio, mas ainda vemos muitas pessoas que não sabem ao certo ainda o que falar em seus perfis, e acham que não crescem por culpa do algorítimo.

Impacte seu público

A segunda razão para não ter engajamento, e consequentemente não ver seu perfil crescer, é a falta de impacto.

Conteúdo sempre “aguinha com açúcar” não segura ninguém. E não só o texto é importante, mas suas imagens também! 

Ela precisa prender a atenção do seu público, despertar o interesse para seu conteúdo. Se você não se preocupa com isso, lamentamos em dizer, mas não terá mais seguidores.

Ao contrário, é grande as chances inclusive de perder o que já tem.

Estilo de linguagem

Outro motivo é a falta de conexão do seu público com sua linguagem. Se você conhece quem é seu público, deve saber qual o estilo de linguagem que eles preferem.

Por exemplo, compreender o tom e estilo de linguagem vai variar conforme seu público.

Não pode ser rebuscado se seu público é mais descolado. E também não pode ser cheio de gírias se seu público for mais culto. 

Saber usar o tom certo, na dose certa, pode ser bastante útil para seu engajamento.

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Textos chatos

Ninguém gosta de texto chato. E por isso, eles não engajam. No Instagram, o segredo é conversar com seu público, contar uma história, falar de si. Isso dá resultado.

É saber como abordar os assuntos, não ser muito jornalístico, e ser mais informal, mas despertando o interesse pelo texto.

Você precisa acrescentar algo à vida da pessoa, tirar suas dúvidas e apresentar soluções. Mas sem ser chato.

Conteúdo compartilhável

Também é importante que seu conteúdo seja compartilhável. Quanto mais pessoas comentam, marcam amigos, salvam e compartilham suas postagens, melhor.

O Instagram entenderá que seu conteúdo é relevante, e o entregará para mais pessoas da sua audiência.

Além disso, outras pessoas que ainda não o seguem, quando veem seu conteúdo compartilhado por alguém, passam a ter interesse e podem também passar a lhe seguir.

Para saber quais conteúdos geram mais engajamento, analise as métricas do seu Instagram e invista nesse tipo de material.

Use as ferramentas

O Instagram tem várias ferramentas além da postagem no feed. Há o IGTV, o Reels, os stories, e também as lives.

E quanto mais você usar todas as possibilidades do Instagram, mais ele vai entregar seu conteúdo para sua audiência.

Vídeos também são uma parte importante para o engajamento e fazer seu perfil do Instagram crescer. 

Por isso, perca a vergonha e comece e gravar vídeos, fale sobre os assuntos que sua audiência tem interesse.

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Ciclo de aprendizagem

Por fim, e mais importante, é o ciclo de aprendizagem. Ele diz respeito ao tipo de conteúdo que você entrega: há conteúdos superficiais, levemente aprofundados, e super profundos.

Se sua audiência se interessa pelo tema que você aborda, mas sempre os trata de forma muito superficial, logo eles deixarão de lhe seguir.

Por isso, é necessário ir aprofundando os temas, trazer novas informações, e assim você manterá o engajamento do seu perfil.

Aplique e melhore seu engajamento

Conseguiu compreender como melhorar o engajamento do seu perfil e ter mais seguidores? Se aplicar essas técnicas, temos certeza que você terá melhores resultados.

Mas se você quer aprender a criar um conteúdo cada vez melhor, que faça o perfil do seu Instagram se diferenciar, ou mesmo aplicar isso em seus clientes de social media, conheça nosso curso de Criadores de Conteúdo.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.