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Você sabia que se criar funis de venda no Instagram, maximiza suas chances de fechar negócio? 

É isso mesmo, mas ainda tem gente que acha que publicidade em rede social é só fazer panfletagem. Ou seja, acham que basta publicar um anúncio do seu produto ou serviço na timeline, e vai chover cliente.

A prática prova que isso não é verdade, e a melhor forma de conseguir clientes no Instagram é oferecendo um conteúdo relevante e estratégico, e encaixado dentro de um funil de vendas.

Ficou curioso e quer saber como funcionam os funis de venda no Instagram? Então não tire os olhos da tela e confira o artigo que preparamos abaixo!

Como funcionam funis de venda no Instagram?

Um funil de vendas típico inclui quatro estágios: 

  • reconhecimento
  • consideração
  • conversão 
  • fidelização

Mesmo que a geração de receita seja sua principal prioridade, sua estratégia do Instagram deve abordar todas as quatro etapas. 

Afinal, você precisa atrair e cultivar clientes em potencial antes que eles convertam – e depois incentivá-los a se tornarem compradores recorrentes.

Leia também::: Como o Social Media deve negociar com o cliente?

Topo do Funil: reconhecimento

No Topo do Funil está a fase de reconhecimento, este é o momento em que você chama a atenção do consumidor pela primeira vez.

Eles primeiro ficam cientes de você e o que oferece. A melhor maneira de atrair pessoas para sua conta do Instagram é com conteúdo compartilhável e engajamento proativo.

E como faz isso? Com conteúdo de qualidade, bem elaborado, e seguindo uma estratégia bem desenhada que já identificou quem é sua persona, seu DNA, sua big idea e seus diferenciais. 

É o momento de entregar o conteúdo certo para o seguidor que busca respostas para sua dor, que às vezes sequer sabe que tem.

Meio do Funil: Consideração

Embora a fase de reconhecimento do seu funil de vendas do Instagram seja crucial para aumentar sua presença digital, sem dúvida a fase mais importante é a fase a Consideração.

É aqui que você fortalece os relacionamentos com seu público, construindo os mais importantes fatores de conhecimento, gosto e confiança com eles.

Então como você faz isso? Com vídeo, posts mais aprofundados e e conteúdo educacional. Aliás, aproveite as ferramentas do Instagram, como o Reels por exemplo, e comece a desenvolver relacionamentos mais significativos com sua audiência.

Sua voz, suas manias, as frases que você diz e a maneira como você as diz – todas essas coisas ajudam as pessoas a conhecê-lo melhor e sentir que estão ouvindo de um amigo e não de uma “conta”.

Lembre-se, os usuários do Instagram estão muito acostumados a ver conteúdo de vídeo – principalmente Instagram Stories.

Além disso, o tipo de conteúdo que ajuda a aprofundar os relacionamentos com sua audiência é o educativo. 

Esse tipo de conteúdo é a sua oportunidade de mostrar sua experiência e provar que você sabe exatamente do que está falando.

Essa é uma maneira infalível de movê-las ainda mais para baixo em seu funil de vendas e mais perto da fase de compra.

Isso ocorre porque quanto mais valor você fornecer gratuitamente, mais seu público estará pensando: “Se eles derem isso de graça *, quão bom é o conteúdo pago deles?!

Portanto, não se preocupe em doar seus conhecimentos gratuitamente. É a melhor maneira de provar que você sabe o que faz e oferecer às pessoas vitórias rápidas que as deixam querendo mais.

Fundo do Funil: Converta

Nesta fase dos funis de vendas no Instagram, alguém está pronto para converter. Em outras palavras, eles estão prontos para colocar dinheiro no seu produto ou serviço.

Esta é a sua oportunidade de compartilhar conteúdo promocional atraente. Isso mesmo – é a sua chance de dizer às pessoas por que elas TEM que comprar de você!

Para fazer isso de forma mais eficaz, depoimentos, avaliações, benefícios de seu produto e histórias de transformação ajudarão a convencer seu público de que seu produto ou serviço é adequado para eles.

Mas lembre-se: esse conteúdo de fundo de funil também deve se encaixar perfeitamente no seu feed. 

O único momento em que o conteúdo de vendas se sente desconfortável é quando está sendo compartilhado repetidamente, sem reconhecer que muitas pessoas estão em um estágio diferente da jornada do cliente e não estão prontas ainda.

Quando chegar a hora de compartilhar conteúdo de venda para anunciar uma oferta ou lançamento, certifique-se de especificar os principais benefícios.

Esses seguidores que foram nutridos por meio de seu funil de vendas agora sentirão que realmente conhecem você, confiarão em sua experiência e estarão prontos para comprar.

Fidelização

Essa é uma das fases dos funis de venda no Instagram mais importante, e por diversas vezes negligenciada. 

É aqui que você recebe depoimentos brilhantes para compartilhar no Instagram que convencerão outras pessoas que também precisam do seu produto ou serviço. 

Essa “prova social” incentiva as pessoas a seguirem as ações dos outros – porque ninguém quer ser o primeiro  a comprar algo…

Fornecer a melhor experiência possível significará que seus clientes e outros seguidores provavelmente irão elogiar você para seus amigos e familiares e, mais importante, indicar seu produto/serviço para eles.

Leia também::: Que destaques não podem faltar no seu Instagram?

Agora é sua vez!

E aí? Conseguiu compreender como funciona os funis de venda no Instagram? Aqui na Like todas as estratégias de conteúdo que elaboramos já contam com funis de vendas, tanto no Instagram, quanto nos blogs.

É uma forma de nutrir a audiência dos nossos clientes, para que eles possam atingir seus objetivos nas redes sociais, que é ter mais clientes/pacientes, ou então vender aquilo que estão oferecendo.

Para lhe ajudar a compreender ainda mais os funis de vendas no Instagram, confira abaixo um vídeo que nossa boss Rejane Toigo preparou para seu canal do Youtube, onde explica um exemplo prático vivido por ela. É só dar o play!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.