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Como profissional de marketing, seu trabalho nunca é monótono, pois você precisa repensar e ajustar suas táticas regularmente. Por isso, conhecer as tendências do marketing digital para 2022 podem fazer toda a diferença na sua estratégia!

Aprendizado de máquina, inteligência artificial e desenvolvimento adicional de algoritmos de mídia social tornarão nossa experiência de marketing ainda mais personalizada. 

Sua janela de oportunidade para alcançar seu público-alvo está se tornando mais estreita e o público está se tornando mais específico sobre o conteúdo que deseja ver. 

Por isso, estar atento às tendências de marketing digital para 2022 pode ser uma excelente oportunidade para o ano que ainda está iniciando.

Para saber quais as tendências que se mostram mais promissoras, confira o artigo abaixo com 4 delas!

1. A pesquisa por voz 

Muitos gurus de marketing previram que a pesquisa por voz seria uma tendência há alguns anos. E parece que agora em 2022 ela vai finalmente pegar!

Este ano, no entanto, você pode repensar sua estratégia de marketing e incluir a otimização para pesquisa por voz. E não se preocupe, é mais fácil do que você imagina.

Há anos, nós focamos em marketing de conteúdo e SEO, aprimorando e otimizando postagens de blog para ser o número 1 em SERPs. 

A otimização para pesquisa por voz não é diferente, pois mecanismos de busca como o Google ou a Alexa ainda usam conteúdo escrito para apresentar resultados para consultas verbais.

Para isso, comece a apostar também em palavras-chave de cauda longa, que permitirão que seu conteúdo seja melhor ranqueado quando a pesquisa for feita por voz.

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2. Marketing de influenciadores

O marketing de influenciadores será ainda mais relevante em 2022. Além disso, é uma ótima maneira de as marcas se relacionarem com seu público em potencial e parecerem mais humanas.

Em 2022, existem milhares de maneiras de implementar influenciadores em suas estratégias de marketing digital. 

Observe a quantidade de canais de mídia social que você pode usar — não apenas você pode alternar entre Instagram, TikTok e YouTube, mas também pode escolher várias maneiras de comercializar no aplicativo escolhido. 

Por exemplo, o Instagram oferece postagens regulares, Stories e Reels.

Apenas tome cuidado com quais influenciadores você escolhe para converter usuários digitais. 

Parte da estratégia de marketing de influenciadores inclui uma pesquisa completa de público. 

3. Metaverso e realidade aumentada

Em outubro de 2021, Mark Zuckerberg anunciou a transformação do Facebook em Meta. A empresa revelou que está trabalhando no “Metaverso”, uma próxima geração de mídia social ou talvez até na Internet.

Isso mudará a forma como consumimos conteúdo nas mídias sociais e alterará nossa visão da vida social na Internet? Ainda estamos para descobrir.

Você já pode começar com o planejamento de estratégias do Metaverso. Há muitas informações sobre como será.

Mas você não precisa esperar que o Metaverso explore as possibilidades do marketing de realidade aumentada. Existem muitos aplicativos que já funcionam na realidade aumentada disponíveis através da câmera do seu smartphone.

À medida que os dispositivos móveis estão ficando mais avançados e os conjuntos de realidade virtual  mais acessíveis, o marketing nessas áreas será uma tendência emergente em 2022. 

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4. Habilidades serão priorizadas

A pandemia do COVID-19 mudou a forma como trabalhamos e acelerou o processo de transferência para a mídia digital para aqueles que ainda não o fizeram.

Sem dúvida, uma das maiores tendências do marketing digital será focar em estratégias e interações online.

Mas, existem milhares de oportunidades para se destacar no mercado e com isso conseguir fazer mais vendas on-line. 

O marketing digital tem que estar atento a esse processo e incorporar os comportamentos pós-pandemia nas estratégias.

Fique atento às tendências do marketing digital para 2022

Algumas dessas tendências do marketing digital para 2022 podem ser mais fáceis para a sua estratégia do que outras. 

Em alguns casos, você pode anotá-las para ficar de olho. Mas lembre-se, quanto mais cedo você puder agir, melhor. A estratégia do seu ano atual deve sempre ter em mente os anos futuros!

E mais do que nunca, a produção de conteúdo qualificado, informativo, e que “converse” com a audiência é uma tendência que nunca ficará para trás. 

Por isso, invista sempre em uma boa estratégia de marketing digital, e temos certeza que estará sempre à frente da sua concorrência.

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Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.