You are currently viewing Unfollow: Por que as pessoas deixam de te seguir?

Se você é daqueles que já se perguntou porque as pessoas deixam de te seguir, saiba que não está só! As respostas são variadas, mas em geral os motivos acabam de repetindo.

Aliás, todos gostam de olhar seu número de seguidores e ver que estão aumentando. Isso mostra que você está no caminho certo, atraindo novas pessoas para seu canal.

Mas em alguns momentos, ocorre o processo inverso, com a perda de seguidores. Todos já passaram por isso por algum momento, e saber corrigir rapidamente pode ser um grande diferencial.

No artigo abaixo trazemos algumas respostas sobre o porque as pessoas deixam de te seguir. Então, não perca mais tempo e descubra no artigo!

O que é deixar de seguir no Instagram?

O Instagram funciona parecido com nossa vida. Depois de criar um perfil, você pode seguir o que outras pessoas postam, “seguindo-as”.

É como na vida real: você se relaciona com as pessoas do seu círculo familiar e de amizade, e também acompanha pessoas ou marcas que acha interessante.

Quando você deixa de seguir alguém, está essencialmente dizendo que “você não quer mais ver o que essa pessoa publica”.

O problema com isso, especialmente com amigos e família, é um pouco estranho e quase como um mini término.

Se um amigo deixar de seguir você e você perceber que ele o deixou, pode ser um pouco doloroso. 

Pode ser estranho chegar até eles e perguntar “por que você parou de me seguir”. Porque essa é uma conversa estranha de se ter.

Talvez tenha sido por acidente ou talvez eles estejam apenas fazendo uma limpeza nas redes sociais e passando por algumas coisas no momento.

É normal perder seguidores de vez em quando, mas se você está perdendo muito ao mesmo tempo, especialmente quando publica uma nova postagem ou história, então algo está acontecendo.

É quando é hora de considerar todos os motivos pelos quais alguém pode parar de seguir você. 

Leia também::: Estrategista ou gestor de redes sociais: quem ganha mais dinheiro?

Alguns dos motivos

Em geral, as pessoas deixam de te seguir por alguns motivos. Entre as razões para a perda de seguidores, separamos três que você deve ficar atento:

Criar expectativas

Quando alguém te segue, é porque quer receber teu conteúdo. E quando você promete entregar um material muito bom, muito inovador, mas não consegue manter isso, é natural que seus seguidores se sintam frustrados. E aí ocorre essa saída. Por isso, procure manter sempre um bom nível do material postado.

Fórmula de conteúdo

Marketing é inovação. É preciso se reinventar constantemente e nas redes sociais, precisamos ter criatividade para reter a atenção do público.

Mas é claro que você deve manter sua linha editorial, mas não seguir a mesma fórmula sempre. Aí que entra a inovação, encontrar outras formas de transmitir a informação e fazer tudo sempre da melhor forma possível.

Há também um debate sobre se postar frequentemente é importante ou se postar conteúdo de qualidade é importante.

O antigo debate qualidade vs quantidade.

Agora, você pode postar conteúdo de qualidade com frequência, no entanto, isso leva muito tempo. Aí que entra a importância de um planejamento de conteúdo, definindo com antecedência o que será postado, para procurar manter esse auto nível.

Etapa de aprendizagem

Todos que nos seguem, seguem para aprender algo. E conteúdo é isso, transmitir informação aos nossos seguidores. Se essa informação for sempre de topo de funil, básica, seguiremos atingindo o mesmo público.

E aqueles querem aprofundar o conteúdo vão se desinteressar pelo que você posta, já que você segue com aquela informação básica. Portanto, é necessário intercalar esse conteúdo, seguir as etapas do funil também para sua audiência.

Leia também::: E quando o perfil não cresce?

Torne seu Instagram melhor!

Então, o que você pode fazer para impedir que as pessoas deixem de seguir você no Instagram?

Produzir conteúdo de qualidade, com a frequência certa, e para o público certo, seguindo sempre as etapas de aprendizagem.

Para isso, como mencionamos, o caminho é usar a estratégia. Você enquanto criador de conteúdo deve deixar de ser um mero fazedor de post e se tornar em um estrategista digital.

Dessa forma você também maximizará seu engajamento e evitará o unfollow de seus seguidores.

E aí? Curtiu o artigo sobre por que as pessoas deixam de te seguir? Esperamos que sim! E se quiser aprender a fazer um conteúdo cada vez melhor, conheça nosso curso “Criadores de Conteúdo”. É só clicar no botão abaixo!

Treinamento on-line para aprender a criar conteúdo e

crescer nas redes sociais

rejane-toig

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.