Você está visualizando atualmente Você sabe o que é meta-descrição? Saiba como escrever a sua
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Uma meta-descrição é um elemento HTML que fornece um breve resumo de uma página na Internet, o que também ajuda os mecanismos de busca. 

A tag de meta descrição de uma página é exibida como parte do snippet de pesquisa em uma página de resultados do mecanismo de pesquisa (SERP). Sua função é dar ao usuário uma ideia do conteúdo que existe na página e como ele se relaciona com sua consulta de pesquisa.

Para explicar de forma mais detalhada o que é meta-descrição, e como você escrever as suas, confira o artigo que compartilhamos abaixo!

Por que as meta-descrições são importantes

SEO tem tudo a ver com relevância. Para classificar, primeiro você precisa produzir conteúdo de alta qualidade projetado para responder a uma pergunta específica ou cobrir um tópico de maneira completa e precisa. 

Além disso, há um monte de práticas recomendadas de SEO, dicas e truques que podem ajudá-lo a se classificar melhor.

Alguns deles o Google colocou em uma categoria que seu algoritmo usa para ajudá-los a classificar o conteúdo na Pesquisa, conhecido como “fatores de classificação”. 

São mais de 200, na verdade. Vários exemplos incluem uso de palavras-chave, metadados, uso de mídia em conteúdo, backlinks e engajamento.

Embora as meta-descrições em si não sejam um “fator de classificação” – na medida em que não influenciam diretamente as classificações de suas páginas – elas podem ajudá-lo indiretamente, incentivando as pessoas a clicar em seus resultados.

Isso também sinaliza um maior envolvimento do usuário e potencialmente influenciando sua posição de busca. Para isso, você deve ser em sua meta-descrição:

1. Seja breve

Idealmente, uma meta descrição deve ter o mesmo comprimento que o texto de visualização mostrado nos resultados da pesquisa. Isso é cerca de 150 a 170 caracteres.

Se sua meta descrição for muito longa, o texto na visualização será cortado com reticências. 

Isso não é um grande problema, pois uma descrição longa não reduzirá sua classificação na página. Mas você deve fornecer qualquer informação essencial nos primeiros 160 caracteres ou mais para garantir que ela seja visível nos resultados da pesquisa.

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2. Use palavras-chave

Se você tem um site, deve ter uma lista de palavras-chave e frases vinculadas ao seu conteúdo. 

Esses são termos que as pessoas pesquisam on-line, portanto, são uma parte importante da estratégia de SEO.

Quando as pessoas discutem SEO, geralmente sugerem o uso de palavras-chave na copy da página e nos títulos. 

Mas é igualmente importante incluí-los nas meta-descrições, portanto, não se esqueça dessa etapa vital.

3. Dê às pessoas o que elas querem

Quando as pessoas usam um mecanismo de pesquisa, elas estão procurando por algo. E para garantir que eles escolham seu site, sua meta-descrição deve explicar como você atenderá às necessidades deles. Isso pode ser:

  • Uma solução para um problema, geralmente por meio de um produto ou serviço.
  • Informações ou uma resposta a uma pergunta.

Ao escrever metatexto, você precisa pensar sobre o que seu público-alvo deseja. Você pode personalizar a descrição para atrair as pessoas que veem seu site nos resultados de pesquisa.

4. Adicione uma chamada para ação

Uma chamada à ação (CTA) é um comando para o leitor fazer algo. E quando eles estiverem olhando para uma lista de resultados de pesquisa, a primeira coisa que você deseja que eles façam é clicar em seu site. 

A chave é oferecer um próximo passo simples para o pesquisador conseguir o que deseja. Assim, frases como “Clique aqui”, “Saiba mais” e “Experimente grátis” são comuns em chamadas para ação.

5. Destaque-se da multidão

Por fim, uma boa meta-descrição deve destacar seu site em uma lista de resultados de pesquisa. Assim, você deve sempre tornar o metatexto do seu site único. 

Afinal, se sua meta-descrição é igual ao resto dos resultados do Google, por que uma pessoa deveria escolher seu site em detrimento de outros?

Para garantir que seu site se destaque, você pode precisar:

  • Veja as meta descrições de sites concorrentes nos resultados de pesquisa.
  • Pense no que seu site oferece que os outros não oferecem.

Você pode então reproduzir as qualidades “exclusivas” do seu site na meta-descrição. 

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Escreva sua meta-descrição e se destaque

Existem algumas maneiras de escrever uma meta descrição-perfeita. Você pode incluir palavras-chave e usar uma linguagem interessante. 

Também recomendamos ser o mais específico e detalhado possível, usando vocabulário e frases emocionais que agradem ao seu público-alvo.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é meta-descrição e como escrever a sua. E para ampliar seu conhecimento sobre SEO, confira também nosso artigo “Como está o SEO do seu site?”.