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Você tem se preocupado com imagens para SEO do seu site? Ou acha que é necessário estar atento apenas ao copy?

Na verdade, as imagens não apenas tornam seu conteúdo mais acessível, atraente e envolvente para os usuários, mas também são importantes para o SEO.

A otimização de imagens envolve a criação e entrega de imagens de alta qualidade no formato, tamanho e resolução ideais para aumentar o envolvimento do usuário. 

Também envolve rotular imagens com precisão com metadados para que os rastreadores do mecanismo de pesquisa possam lê-las e entender o contexto da página.

Quer entender mais sobre como otimizar imagens para SEO? Então siga a leitura e tire suas dúvidas agora mesmo!

O que é otimização de imagem?

A otimização de imagem consiste em reduzir ao máximo o tamanho do arquivo de suas imagens, sem sacrificar a qualidade, para que o tempo de carregamento da página permaneça baixo. 

É também sobre SEO de imagens – ou seja, fazer com que suas imagens tenham uma classificação alta no Google e em outros mecanismos de pesquisa.

O objetivo da otimização de imagens é criar imagens de alta qualidade com o menor tamanho de arquivo. Três elementos principais desempenham um papel aqui:

  • Tamanho do arquivo de imagem (JPEG x PNG x imagens WEBP)
  • Nível de compactação da imagem
  • Altura e largura da imagem

Ao encontrar o equilíbrio entre os três, você pode reduzir o tamanho da imagem e melhorar o desempenho do site.

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Por que otimizar imagens para SEO?

As imagens são as que mais contribuem para o tamanho geral da página, o que torna as páginas mais lentas para carregar. 

Dados do HTTP Archive revelam que as imagens não otimizadas representam 75% do peso total de uma página da web, em média. Isso pode ter um impacto negativo no desempenho do seu site. 

A otimização de imagens existe para fazer com que as páginas da web carreguem mais rapidamente. Eles criam uma melhor experiência de navegação. Importante lembrar que, se houver um atraso de apenas dois segundos na velocidade da sua página, sua taxa de rejeição pode aumentar em 103%. 

O Google sugeriu que a velocidade do site é um dos sinais usados ​​por seu algoritmo para classificar as páginas. A pesquisa mostra que o Google pode medir especificamente o tempo até o primeiro byte quando considera a velocidade da página. 

Uma página lenta significa que os mecanismos de pesquisa rastreiam menos páginas, o que pode afetar negativamente sua indexação. 

Como otimizar imagens para SEO

Mais que tamanho e formato de arquivo, há outros fatores a considerar na hora de otimizar imagens para SEO. 

Nomear seus arquivos de imagem corretamente ajudará você a ter uma classificação mais alta nos resultados da pesquisa de imagens.

Depois de encontrar imagens de alta qualidade que deseja enviar para o seu site, pense em seus nomes. Torne-os descritivos, certifique-se de que contenham palavras-chave relevantes. Separe palavras individuais com hifens.

Adicionar os nomes de arquivo corretos pode ser uma das tarefas mais fáceis ao otimizar as imagens do seu site. Idealmente, seus nomes de arquivo de imagem devem ter palavras-chave cuidadosamente escolhidas para as quais suas imagens podem ser classificadas. 

Lembre-se que os robôs dos buscadores não conseguem ver as palavras separadamente, portanto, não entenderão um nome de arquivo como “vestidovermelhoparacasamento”. Em vez disso, deveria ser “vestido-vermelho-para-casamento”.

Use tags Alt e Title compatíveis com SEO

As tags alt e title amigáveis ​​para SEO podem realmente apoiar seu bom ranqueamento. Por quê? Eles informam aos robôs do mecanismo de busca o que pode ser encontrado na imagem. Eles os ajudam a entender e analisar seu site. Além disso, as tags alt também são úteis para pessoas com deficiência visual.

Mas certifique-se de que esses elementos incluam as palavras-chave mais importantes relacionadas a uma imagem específica. Evite o preenchimento de palavras-chave e mantenha a descrição natural. Ao mesmo tempo, use-o para apoiar sua estratégia de SEO.

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Invista na otimização de imagens para ranquear bem no Google

Imagens otimizadas podem aumentar sua visibilidade nos resultados de pesquisa. Eles suportam significativamente o processo de SEO e tornam seu conteúdo mais atraente. 

Seguir as dicas mencionadas acima ajudará você a ter uma classificação mais alta e atrair a atenção de quem pesquisar por suas palavras-chave no Google.

Por fim, esperamos que tenha compreendido o que é e como otimizar imagens para SEO e, para aprofundar mais seu conhecimento sobre marketing digital e se tornar uma referência na área, siga o canal do YouTube da Rejane Toigo.