Você está visualizando atualmente Como fazer o onboarding de clientes como Social Media?

O processo de onboarding de clientes é crucial, pois é um ponto de contato para estabelecer bons e longos relacionamentos com quem você atenderá.

Na verdade, ele existe em qualquer negócio, e para quem atua como Social Media, torna-se ainda mais importante. 

Aqui na Like desenvolvemos um onboarding de clientes completo, e que passa por constante aperfeiçoamento. Afinal, acreditamos que devemos entregar sempre mais do que é esperado!

E para saber como fazer o onboarding de clientes como Social Media, compartilhamos com você o artigo abaixo. Siga a leitura, anote o que for importante, e coloque em prática!

O processo de onboarding de clientes

Quando o trabalho de Social Media começa, ele pode se deparar com algumas dificuldades como o cliente não seguir o planejado, não enviar o material acordado ou até mesmo o cliente cobrar resultados sem a realidade estar alinhada com as expectativas. 

E uma forma de minimizar essas situações é você trabalhar o onboarding de cliente. Aliás, é neste momento que você explicará o que fará por ele, e qual a participação que deve ter no projeto.

Inclusive, sempre deixamos claros com nossos clientes que uma boa estratégia digital só dar certo quando cada parte se compromete com 50%. Ou seja, metade é o Social Media, e metade é o cliente.

Na metade do cliente, é preciso que ele grave vídeos, faça stories, avalie os conteúdos. E o restante é papel do Social Media.

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Crie um check-list

Outro ponto importante é definir um check-list que será enviado ao cliente para o início do seu projeto. 

Nele precisa constar o pedido por fotos para usar nos criativos, a integração das redes sociais, senhas, acesso ao site se ele já tiver, e muito mais. 

Afinal, são essas ferramentas que o Social Media precisará para pode executar o projeto do cliente e garantir que tudo o que foi acordado seja cumprido.

Além disso, você também apresentará um cronograma de trabalho, explicando quais serão as próximas etapas e quando realmente entrará no ar o primeiro material.

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O resultado

Um processo de onboarding de clientes bem estruturado pode realmente fazer uma enorme diferença na duração e na força do relacionamento entre as duas partes.

Por experiência própria, sabemos que o valor médio da vida útil de um cliente pode ser aumentado em dezenas de vezes. 

Além disso, pode expandir rapidamente sua rede de referência ativa para que você possa esperar mais clientes como Social Media.

E para aprofundar ainda mais o tema sobre onboarding de clientes como Social Media, confira o vídeo que a Sabrina Bender preparou sobre o tema dando o play abaixo!

Rejane Toigo

DIGITAL STRATEGIST & NEUROMARKETING CEO. Distribuição on-line de conteúdo científico.